quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

O LIXO NO CENTRO DAS ATENÇÕES

“O lixo produzido no município não é um problema de hoje ou de ontem... É um problema de sempre! Um grande problema que se encaminha para ser resolvido”.

CONDIÇÕES DO LIXÃO DE MARECHAL THAUMATURGO

O lixo produzido em Thaumaturgo não é um problema de hoje e nem de ontem... É um problema de sempre! Desde tempos do Distrito e Vila Thaumaturgo aos primeiros dias da Municipalidade de Marechal Thaumaturgo, nunca se foi dado um destino adequado ao lixo por aqui produzido.
No entanto, o tema poucas vezes esteve tão no centro das atenções, foi tão discutido, tão abordado e tão disfarçadamente julgado como nos dois (02) últimos dias (06 e 07 de Janeiro do ano presente).
Tudo começou com um post, em uma rede social do Presidente da Asamônia, o qual (segundo seu post) foi procurado por moradores da referida Associação, de que o lixo recolhido do perímetro urbano da cidade estavam sendo jogado no meio da única via de acesso a sede do município. Fato realmente comprovado. Aonde o então presidente procurou os órgãos competentes para a resolução do impasse, onde foi, em parte, mal interpretado.
O post recebeu inúmeros comentários, em maior parte, falando que a culpa era da gestão A ou B, interpretando o mesmo (a postagem) como um ato de politicagem. E alguns poucos, interpretaram o mesmo com o exposto, fazendo até uma abordagem histórica e atual do problema, dando parecer de possíveis soluções!
Não se sabe ao certo, o motivo do lixo recolhido no perímetro urbano do município estar sendo jogado no lugar mencionado – se foi por falta de maquinário ou incapacidade do veiculo transportador não se adentrar até o local de costume.
O fato que tal impasse nada condiz com os atuais cuidados com a problemática do lixo na área urbana do município, nesses primeiros dias de gestão. Aonde, sendo digno de justiça e nota - sendo notável e aplausível, o recolhimento do mesmo, e limpeza de nossas ruas e demais espaços públicos, os quais têm sido aplicados com grande eficácia e diariamente; mantendo, mesmo em tempos chuvosos – as vias publicas do município limpas e livre de entulhos.
O Prefeito Isaac Piyanko – que se encontra na Capital Federal, comentou o Post do Presidente da Asamônia “- Quero dizer que nesse novo governo no qual eu sou o gestor já estou articulando propostas de trabalhar políticas públicas para educar melhor o povo sobre o lixo que é jogado nos rios, barrancos e nas ruas. Tenho uma outra proposta de trabalhar um aterro sanitário coisa que é mais difícil mais não é impossível quando o gestor que trabalha. Peço desculpa ao povo de Thaumaturgo em não ter feito muita coisa nesse 37 dias de minha gestão. Vou ligar para o secretario ter mais cuidado mesmo sabendo das condições que ele está tendo para transportar o lixo. O lixão é uma marca dos gestores que já passaram por isso não sinto culpado de forma alguma e vou trabalhar para melhorar e peço o apoio de todos que queiram mudar essa realidade.

            O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Moisés Moreira também se manifestou em relação ao assunto: - " As realidades referentes ao Gerenciamento dos Resíduos Sólidos municipais é um desafio enfrentado pela maioria dos municípios brasileiros. Marechal Thaumaturgo, tão isolado não apresenta um cenário diferente. É importante salientar que estamos trabalhando no sentido de solucionar esses problemas que vem se prolongando ano após ano para que possamos nos alinhar com as sanções estabelecidas pela Lei 12.305/10. Além disso existe a lei 11.445/07 que regulamenta a questão de Saneamento Básico, o município está em processo de finalização do Plano Municipal de Saneamento básico. Existe também a Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Nº 9.433/97), além dessas leis Federais existem também os instrumentos de planejamento nas esferas estaduais e municipal que devemos observar de forma a disciplinar nossas atividades. Nada é tão simples e para isso contamos com o apoio de toda a população para trabalharmos juntos, para traçarmos metas e alcançarmos os objetivos apontados. Tenhamos sensibilidade para entendermos que também somos responsáveis pela forma de descarte de nossos resíduos, desde a fonte geradora para não prejudicarmos nosso meio ambiente em conseqüência nossa população e nossa qualidade de vida".

POLITICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões do país deveriam ter sido fechados até 2 de agosto de 2014 e o rejeito (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado) encaminhado para aterros sanitários adequados.
O Projeto de Lei 2289/2015 , aprovado no Senado e em tramitação na Câmara dos Deputados, dá prazo até 31 de julho de 2018, para capitais e regiões metropolitanas se adequarem; até 31 de julho de 2019, para municípios com população superior a 100 mil habitantes; até 31 de julho de 2020, para municípios com população entre 50 mil e 100 mil habitantes e até 31 de julho de 2021, para aqueles com população inferior a 50 mil habitantes o que vem ser o caso de Marechal Thaumaturgo.

CRITICAS CONSTRUTIVAS AJUDAM! MÁS INTERPRETAÇÕES E FALAR POR FALAR ATRAPALHA!


A má política está tão bem impregnada entre boa parte dos munícipes locais, e usuários de redes sociais, que se mostram intelectuais, mas que na verdade são incapazes de ler um post ou uma reportagem por inteiro, que a primeira impressão é se acusar e julgar: “Mas só agora, estão vendo isso”, “mas isso já existia na gestão anterior”, “mas a nova gestão não devia fazer assim”, “mas já deu tempo para isso”, e, assim por diante... Aonde, na maioria das vezes acabam fazendo seus julgamentos sem conhecimento de causa - apenas por um título ou uma por uma foto.

Em vez de falarmos tanto, de opinarmos tanto sem uma solução... Vamos fazer! Vamos reconhecer uma critica construtiva, não criando uma tempestade ou um furacão em torno dela, afinal elas só ajudam e somam! Vamos reconhecer o que deu errado e o que deu certo! Vamos reconhecer o que está dando certo! E vamos dar tempo para que as coisas dêm certo. Afinal, ele, o tempo, trará as repostas as indagações feitas no presente.  

Segue abaixo o registro fotográfico das atuais condições do lixão de Marechal Thaumaturgo:





Por: Cleudon França.

Registro Fotográfico: Ricardo Azevedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10