quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

HUNI KUIN OU KAXINAWÁ– OS ÍNDIOS BRASILEIROS DA ULTIMA FRONTEIRA BRASILEIRA.


“Eles são os brasileiros da ultima fronteira brasileira! Fazem parte da etnia indígena mais populosa do estado. Se autodenominam Huni Kuin, que quer dizer – Povo Verdadeiro”!

HUNI KUIN DO RIO BREU - OS BRASILEIROS DA ULTIMA FRONTEIRA BRASILEIRA

Apresentação

Chegamos ao 4º (quarto) e penúltimo artigo (em um total de cinco) da série que fala dos povos tradicionais de Marechal Thaumaturgo, os quais são um total de cinco (05): Ashaninka, Kuntanawa, Jaminawa Arara, Huni Kui e Apolima Arara.
No artigo em pauta, se aventuremos pela história do povo Huni Kuin – também conhecidos por Kaxinawá.  Suas denominações, suas terras, sua cultura, seus costumes e suas tradições, seu mito fundador e Xamanismo.

Kaxinawá ou Huni Kuin

Os Huni Kuin também conhecido Kaxinawá são uma etnia indígena sul-americana pertencente à família linguística pano. Em Marechal Thaumaturgo babitam as terras do Rio Breu, fronteira Brasil/Peru, em uma terra Indígena com 31.277 hectares.
São atualmente uma população de 503 pessoas (IBGE 2010), divididas em dois povos: Ashaninka da família lingüística Aruak e Kaxinawá da família indígena Pano. Enfrentam como risco potencial ou ameaça a exploração de recursos – tipo madeireiro, feito por peruanos.
Autodenominam-se huni kuin (que significa "homens verdadeiros" ou "gente com costumes conhecidos"). A palavra "kaxinawá" significa, literalmente, "povo morcego", "povo canibal" ou "povo que anda à noite"e não é aceita pelas tribos caxinauás. Em Thaumaturfo são mais conhecidos por Kaxinawá Ashaninka.

Cultura

A ocupação por nordestinos (cearenses e maranhenses) e, em menor escala, bolivianos e peruanos, levou à liquidação da maioria dos grupos indígenas ou a seu engajamento compulsório nos trabalhos de coleta.
Suas atividades produtivas se organizam a partir da divisão sexual do trabalho, cabendo, ao homem, a guerra, a caça e a pesca. O domínio da maior parte das técnicas de pesca pertence ao homem. Utilizam anzóis (mesmo antes do contato com a civilização europeia) feitos com ossos de animais. Pescam com vários tipos de timbó, sendo que as mulheres participam da colheita de algumas espécies (o puikama). Também praticam essa atividade em pequenos igarapés, reservando-se, ao homem, a pesca nos lagos, com espécies mais venenosas.
Cabem, às mulheres, as atividades da coleta, colheita, preparação de alimentos e plantio. Plantam banana, mandioca, feijão, amendoim e algodão em roçados. Os homens participam da preparação do terreno, derrubada da floresta e da coleta caso seja preciso subir numa árvore, como nos casos do açaí (pana), patoá (isa), sapota (itxibin), jaci (kuti), aricuri (xebum), bacaba (pedi isan) e palmito. Os homens também trazem frutas quando não têm sorte na caça. As mulheres também são responsáveis pela tecelagem (algodão), fabricação de cestos e cerâmica.

Mito Fundador


O mito fundador Kaxinawá explica também a origem do uso de uni ou cipó de ayahuasca - com que se produz uma bebida enteógena utilizada ritualisticamente. Segundo o mito, um homem chamado Yube ficou fascinado ao ver uma mulher copular com uma anta e depois partir para o fundo do rio como sucuri, após a anta tê-la atraído jogando um jenipapo.
Ele joga um jenipapo à margem do rio com o mesmo propósito, e agarra-se à cabeça da mulher que emerge das águas. Eles copulam, e ela concorda em casar-se com ele: o homem mentiu que não tinha esposa. Ambos foram para o fundo do mar: ela voltou a ser uma sucuri, e ele também se transformou em uma sucuri.
Ele é alertado pela esposa-sucuri a não tomar o cipó, como tomavam ela e as outras sucuris, pois, enquanto estivesse no seu efeito, veria que todos eram na verdade sucuris, não teria mais a ilusão de que todos eram humanos, e ficaria com medo; ele só desobedeceu uma vez, mas foi tranquilizado por sua esposa-sucuri através de uma canção.
Um tempo após desobedecer, depois de ter tido filhos com esta mulher, um peixe que estava sendo caçado por sua esposa-sucuri o convida a pular para fora do rio, tornando-se um homem novamente. Ele aceita o convite. Entretanto, fora do rio, a mulher-sucuri vem buscá-lo com seus filhos para vir de volta ao rio.
Ele se recusa a voltar. Então seu sogro tenta engoli-lo, para trazê-lo de volta a força; ele consegue, entretanto, se agarrar nos galhos de uma árvore e gritar por socorro para a sua família humana, que escuta seu chamado, chega ao local e abre seu sogro-sucuri com uma faca. Estando a salvo, está muito debilitado e amassado por ter sido parcialmente engolido: pede então que seus parentes lhe preparem a ayahuasca do cipó e da folha, para que ele possa se curar.
Após um tempo, Yube morreu, e, desde então, os Kaxinawá continuaram a beber a ayahuasca que ele ensinou a preparar. De sua sepultura, nasceram pássaros, como também um pé de cipó.

Xamanismo e Etnomedicina

O xamanismo entre os caxinauás é uma atividade predominantemente masculina e de mulheres mais velhas. O poder xamânico (muka) vem do contato com o mundo sobrenatural que acontece nos rituais coletivos, através dos sonhos, do uso do rapé e da bebida nixi pae - ayahuasca.
O xamã (mukaia) cura seu muka e obtém suas visões (yuxin) cheirando rapé (dume) ou através do nixi pae. Para Keifenheim, os xamãs, em sua prática etnomédica, utilizam, preferencialmente, a fumaça do tabaco (dume), capaz de embriagar os espíritos e, assim, liberar o espírito humano preso por aqueles para o nixi pae. Recorrem a essa bebida para dialogar com os espíritos somente quando seus métodos não alcançam a cura almejada.
O poder espiritual (muka) do xamã pode matar e curar sem usar força física ou veneno. Os caxinauás distinguem dois tipos de remédio (dau): os remédios doces (dau bata) são folhas da mata, certas secreções e animais e os adornos corporais; os remédios amargos (dau muka) são os poderes invisíveis dos espíritos e do mukaya. A atividade de identificar, coletar remédios (huni dauya - homem com remédio doce, ervatário) nem sempre é realizada pelo huni mukaya (xamã), requerendo um processo de aprendizagem com outro especialista nesse saber.

Segue abaixo o registro fotográfico do Povo Tradicional Indígena Huni Kuin ou Kaxinawá Ashaninka de Marechal Thaumaturgo:















Por: Cleudon França.
Referência: Google Wikipédia e Site Terras Indígenas.
Registro Fotográfico: Arquivo Pessoal Cleudon França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10