segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

BELA THAUMATURGO: O ANTIGO SERINGAL MINAS GERAIS É AGORA A BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO!

“Mas de repente uma luz aparece... E a esperança do homem ao poucos renasce! Thaumaturgo já não é mais Distrito ou Vila... É um município que cresce, e, o povo espera que a todos abrace”!(Francisco Braz Rodrigues).

PRAIA LOCALIZADA EM FRENTE AO MUNICÍPIO
PRAÇA MUNICIPAL ODOM DO VALE

Chegamos ao nosso ultimo Artigo da série “Thaumaturgo: Bela Por Natureza e Por Obra de Deus”, a qual mostra as belezas naturais de nossa querida municipalidade através de registro fotográficos.
Nesse ultimo artigo as fotografias são voltadas ao progresso no cenário urbano alcançado em seus 112 (cento e doze) anos da conquista do seu território e os 24 (vinte e quatro) anos de sua emancipação politica e administrativa.
São fotografias que nos remetem a lembranças do Distrito e Vila Thaumaturgo, fotografias que nos mostram as mudanças ocorridas ao logo do tempo... Tempo que nos trouxe o progresso, que transformou um seringal em distrito, depois em vila e por ultimo em município.
Município com a patente de Marechal... Marechal Thaumaturgo! Cidade encravada no seio da floresta amazônica, entre dois rios, entre tantas matas... Uma cidade que muitos apontam como uma das pobres e isoladas do Brasil.
Uma cidade de 17.401 habitantes (a 13ª maior população do estado). Sua sede está situada à margem esquerda do Rio Juruá, na foz do Rio Amônia. Uma cidade que não tem poluição, engarrafamentos e outros problemas dos médios e grandes centros urbanos, mas ainda enfrenta dificuldades na área da saúde, educação e saneamento básico.

O TEMPO E O PROGRESSO: TRANSFORMANDO THAUMATURGO EM UM LUGAR CADA VEZ MAIS DIGNO DE SE VIVER!

“Se inculcarmos de fato, o orgulho de nossa história – as nossas crianças e aos nossos jovens, iremos com certeza, fazer nascer um bom thaumaturguense, um bom acreano e um bom brasileiro”. 
 
VISTA FRONTAL DE MARECHAL THAUMATURGO
Esse pedaço de terra tem história, e que história! Está encravado no seio da floresta amazônica... É a ultima fronteira brasileira! Fronteira demarcada com lutas armadas e sangue derramado! Fronteira de um povo acolhedor, receptivo... De um povo que se orgulho de viver em um recanto desse imenso Brasil que muitos jornais, sites e demais meios de comunicação fazem questão de apontar como um dos municípios mais pobres de nosso estado e de nossa nação.
Falam de uma pobreza que boa parte dos thaumaturguense desconhece... Pois a então pobreza conceituada pela mídia sensacionalista dos dias atuais, não tiram a paz e o apreço de milhares de thaumaturguenses residentes nesse recanto de Brasil.
É fato, que precisamos de avanços e muitos avanços, principalmente na área urbana, como saneamento, pavimentação, espaços esportivos, culturais e de lazer, grandes melhorias na área da saúde, educação, e muitas outras. Avanços que virão com o tempo, com boas gestões, com politicas publicas de qualidade.
Mas pobres, como a mídia nos qualifica não somos! Não vivemos presos em nossas próprias casas, não temos moradores pedindo esmolas nas ruas e vivendo nelas, famílias tem um teto (embora que simples) e se alimentam três vezes ao dia...
Não somos pobres, somos ricos e abençoados por Deus! Vivemos em um lugar de belezas naturais sem iguais, de pessoas humanas, generosas e caridosas... Um pedaço de terra que luta cada dia, cada semana, cada mês e cada ano por dias melhores, por dias mais promissores, pelo progresso que aos poucos chegam a nossa querida municipalidade.
Progresso que chega a cada ano, ao longo desses 112 (cento e doze) anos de história e 24 (vinte e quatro) anos de emancipação. Progresso na educação, na saúde no cenário urbano, e em muitas outras áreas. Mas que muitos ainda precisamos avançar, como na área da economia, por exemplo, que não oferece tantas opções aos munícipes locais, aonde o maior empregador da cidade é o funcionalismo publico. Avanços nas opções de lazer, nas práticas culturais e desportivas.
Enfim, e por fim o progresso estar chegando e vai continuar chegando... Desde que nossos gestores façam boas gestões, olhem para o povo, e trabalhem para ele e para o desenvolvimento de nosso recanto de Brasil tão querido e amado pelo seus.

SEGUE ABAIXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DO HOJE MUNICÍPIO MARECHAL THAUMATURGO – QUE UM DIA JÁ FOI SERINGAL (MINAS GERAIS), DISTRITO E VILA THAUMATURGO:
























































Por: Cleudon França.

Registro Fotográfico: Arquivo Pessoal Cleudon França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10