segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

GEDEÃO CAVALCANTE: O SOLDADO DA ESPERANÇA QUE SE TRANSFORMOU NO POETA DA SAUDADE.

JOSÉ GEDEÃO DA SILVA CAVALCANTE

Chegamos ao nosso 6º (sexto) Artigo da série sobre as grandes personalidades thaumaturguenses do passado e do presente – de ontem e de hoje! E esse sexto artigo faz uma homenagem ao maior artista desse recanto de Brasil... O soldado da esperança que se transformou no poeta da saudade... José Gedeão da Silva Cavalcante!
O nosso eterno poeta nasceu no Seringal Mato Grosso no Município de Tarauacá, estado do Acre, no dia 14 de Março do ano 1959, filho do Sr. Raimundo Pinheiro Cavalcante e de Dona Maria Ideuzuite da Silva Cavalcante.
Ele já foi tema de um artigo especial nesse mesmo blog, e, quando se fala de Marechal Thaumaturgo de suas grandes personalidades, não há como citar seu nome, já que ele está ligado à história de nossa municipalidade desde seu hino até sua bandeira.
Ele nos deixou no dia 29 de Novembro de 2014. Levou em seu adeus uma história de vida de um profissional dedicado e competente, e, um artista consagrado. Deixou como legado músicas, poemas, prosas e versos que cantam e poetizam o lugar que nasceu e do lugar que escolheu para viver e morrer. Mas que também mostram seu amor a sua família, aos seus amigos, ao seu estado e a sua pátria.
Falar de Gedeão Cavalcante é falar de sentimentos, de bondade, de simplicidade... É falar de paixão pela música e pelas palavras. É falar de um “thaumaturguense” que não nasceu em Marechal Thaumaturgo, mas que se transformou de corpo e alma em cidadão Thaumaturguense.
Volto a lembrar que a intenção desses artigos não é fazer uma biografia dos nossos homenageados. A intenção é falar do ser lado humano, de seus feitos, das suas vivencias, das suas memórias e de suas contribuições indireta ou direta para a formação da sociedade que ora vivemos e residimos.
GEDEÃO CAVALCANTE: O POETA QUE NÃO PEDIU LICENÇA PARA A POESIA PASSAR!

“O acreano que poetizou e musicalizou toda a exuberância desse recanto de Brasil... Suas matas, seus rios e sua gente. O acreano que não nasceu nas terras do antigo Seringal Minas Gerais, mas que amou como se fosse sua terra natal”.

Em Seu celebre poema o “Estatuto do Homem”, o magnifico e singelo poeta amazonense Thiago de Melo, escreveu: “Fica permitido a qualquer pessoa, a qualquer hora, o uso do traje branco... E caminhar pelas tardes com uma imensa begônia na lapela”.
E, nosso venerável poeta se vestiu de branco, por que branco é o seu espirito, clara é sua aura, límpida é sua índole e transparente sua dor. Ele se vestiu de branco para domar a saudade, para afagar o sofrimento e para desfraldar sua eterna bandeira de paz. Por ele, o mundo viveria em completo armistício.
É que, para os poetas, os versos são, naturalmente, os artigos, os incisos, as alíneas e os parágrafos que governam os corações dos homens. Os versos são leis que regulam as emoções. E o bom poeta não titubeia: respeita o verso, mesmo que este seja fatal, como um tiro à queima-roupa.
Pelo que viveu, pelo que fez, pelo que compôs, pelo que poetizou, pelo que lutou, pelo que defendeu e pelo que sonhou... Gedeão Cavalcante é o próprio legado de um município que ajudou idealizar e emancipar! Gedeão Cavalcante se tornou o Senhor de sua história e de seu tempo!
É um daqueles poucos iluminados que se sobrepôs a morte.  Um daqueles poucos seres humanos, tão humano que viverá além de seu tempo... Além das partículas e lacunas do tempo!
Toda vez que o Hino de Marechal Thaumaturgo for entoado e cantado, toda vez que um professor falar em sua aula de história sobre as grandes personalidades Thaumaturguenses, toda vez que alguém em uma determinada roda de conversa falar dos artistas locais, toda vez que a bandeira de Marechal Thaumaturgo for hasteada, toda vez que o nome Marechal Thaumaturgo for citado por referência de beleza, de arte, de encanto, de acolhimento, de hospitalidade; Gedeão Cavalcante estará lá, vivo nas mentes e nos corações de muitos, de tantos e de milhares! Vivo nas suas obras, nas suas músicas, nos seus versos e nos seus poemas...
Por fim... A vida, o trabalho, a obra (Poemas, Músicas e Versos) de Gedeão Cavalcante fazem dele o maior poeta e compositor de nossa municipalidade. É um legado que se eternizará ao longo de muitas gerações... De muitos e muitos anos! E o que fazem dele com certeza, uma grande e ilustre personalidade thaumaturguense, do passado e do presente – de ontem e de hoje!








Por: Cleudon França.
Registro Fotográfico: Arquivo Cleudon França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10