segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

LINDALVA SOARES MARTINS DA ROCHA: A SEMEADORA DE SONHOS E DE ESPERANÇAS!

LINDALVA SOARES MARTINS DA ROCHA - COM SUA EQUIPE EM SEU ULTIMO ANO FRENTE A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Chegamos ao nosso Quarto Artigo sobre as grandes personalidades thaumaturguenses do passado e do presente – de ontem e de hoje! E esse quarto artigo faz uma homenagem a Semeadora de Sonhos e de Esperanças! A desbravadora do lápis, da caneta, do caderno e do livro... Lindalva Soares Martins da Rocha!
Se foi Thaumaturgo Gregório de Azevedo quem ordenou expulsar por forças armadas os peruanos instalados nas terras do Antigo Seringal Minas Gerias no longínquo ano de 1904... Se foi o Capitão Francisco D’Ávila e Silva quem comandou a histórica batalha do Amônia que expulsou os peruanos desse pedaço de Brasil... Se foi Renato Bezerra Mota e Manoel Rodrigues de Araújo os primeiros justiceiros (delegados) da ultima fronteira brasileira... Se Francisco Braz Rodrigues foi o pioneiro na área da saúde... Se José Gedeão da Silva Cavalcante foi e continua sendo nosso maior artista... Lindalva Soares Martins da Rocha também tem seu capitulo único e sem igual na história da nossa jovem municipalidade – com pioneirismo especial na área da educação.
Se hoje já temos a presença do ensino superior através de Programas de Formação e faculdades a distâncias... Quando ela começou nem “ensino” tinha ainda! Se temos hoje mais de 50 (cinquenta) escolas... Quando ela começou não se tinha uma se quer! Se hoje tem recursos especifico para transporte escolar e merenda... Quando ela começou o transporte era andar horas a pé por varadouros, atravessar rios e igarapés e, a merenda era uma deliciosa farofa de carne de caça transportada dentro de um saco de açúcar! Quando ela começou não tinha computador, impressora, internet, não tinha escolas, bibliotecas, celular, notebooks... Quando ela começou não tinha nada foi ela quem começou tudo – do espaço físico ao que seria ensinado!
Volto a repetir (como já falei anteriormente) que a intenção desses artigos não é fazer uma biografia dos nossos homenageados. A intenção é falar do ser lado humano, de seus feitos e de suas contribuições para a municipalidade que vivemos.
Se aventuremos então na história da homenageada desse artigo, a Professora Lindalva Soares Martins da Rocha... A Semeadora de sonhos e de esperanças! A mulher que fez os netos e bisnetos dos antigos seringueiros a trocarem a faca de seringa, as tigelas, o terçado e a enxada pelos cadernos e pelos livros.

TROCANDO A FACA DE SERINGA E AS TIGELAS... O TERÇADO E A ENXADA, PELOS CADERNOS E PELOS LIVROS!

“Ela trouxe os ventos do saber para a ultima fronteira brasileira... Trouxe esperanças e sonhos para uma geração em busca de mudança social por vias educacional”!

Um novo cenário de esperanças para os atuais moradores do saudoso Seringal Minas Gerais de dias melhores é vislumbrado... O barulho dos motores dos barcos cessa e o barulho das crianças que chegam ao porto da cidade vai aumentando, chamando a atenção para as dezenas de alunos que chegam das adjacências, nas canoas de recreio, trazendo estudantes do rio acima e rio abaixo. Eles moram nas margens do Rio Juruá, do Rio Amônia, do Rio Arara, do Rio Tejo, e, de outros rios da região.
Esse novo quadro social representa o soprar de novos ventos do saber, trazendo esperança para uma nova geração em busca de mudança social por via educacional: são netos e bisnetos dos pioneiros nordestinos não alfabetizados, que abriram as primeiras estradas de seringa do alto Juruá. Seus filhos não puderam usar o lápis e papel. Agora seus netos e bisnetos tiveram a faca de seringa, as tigelas e o balde trocados pelos lápis e as estradas de seringa pelos cadernos e livros.
Realidade modificada por causa de uma mulher, uma guerreira, uma educadora, uma professora... Lindalva Soares Martins da Rocha – a semeadora de esperança e de sonhos!
Poucas pessoas conseguem reunir no próprio espirito uma disposição para a luta cotidiana sem perder a singeleza da alma, sem embrutecer o coração e expressar no semblante, a alegria de sua existência. A professora e nossa eterna secretária de educação conseguiu para sorte de todos nós thaumaturguenses.
Isso pode parecer simples, mas não é. Ela percorreu caminhos que muitos marmanjos não ousariam.
Não é por outra que ela é considerada a mãe da educação em Marechal Thaumaturgo. A iluminada Professora Lindalva pode não ser um farol que ilumina os navegantes, mas com certeza, iluminou e sempre iluminará nosso sistema de educação com sua presença, inteligência e seu trabalho imprescindível.
Ela foi profeta da cidadania em um tempo que isso não era moda nenhuma. Em um tempo que a exploração do homem do campo se sustentava graças à ignorância e ao analfabetismo, que campeavam nestas plagas insólitas.
Andou com os pés na lama por inúmeros varadouros e seringais, enfrentando as intempéries da selva, levando escola para crianças e jovens desse pedaço de Acre e de Brasil. Talvez por tudo isso, a guerreira Lindalva Soares carregue no semblante a marca indelével do dever cumprido. Mais ainda: a certeza do sonho realizado. E qual era esse sonho? Realizar os sonhos de muitos outros!

LEMBRANÇAS...

Lembro a primeira vez que sentei na carteira de uma escola, após andar cerca de 40 (quarenta) minutos – na verdade em um banco da Igreja Assembleia de Deus da Comunidade Acuriá no ano de 1997. Era o inicio da Escola Adélia de Lima Moura, que teve como seu primeiro Professor Oceliano Cardoso da Rocha. Foi ali que ouvi o nome da Professora Lindalva Soares Martins da Rocha pela primeira vez, naquele inesquecível primeiro dia de aula, tanto anos atrás.
Conheci ela cerca de 02 (dois) anos depois na inauguração Escola Adélia de Lima Moura. Vi e ouvi ela falando de educação, de sua importância, de sonhos, de esperanças... E de seu poder transformador!
Quase 20 (vinte) anos depois ao participar de um encontro com alguns amigos em sua própria residência, quando lançava seu nome ao cargo de legisladora municipal no ultimo processo eleitoral, em um dado momento, quando começamos a falar da atual situação da educação em nossa municipalidade pude perceber a mesma paixão, a mesma devoção, a mesma garra daqueles quase vinte anos atrás. Pude perceber o seu orgulho pelo que fez, sua vontade por ter feito mais e melhor! Pude perceber que não fez por causa do cargo que exerceu por mais de 16 (dezesseis) anos ou por causa que tinha que ser feito... Fez por que amava o que fazia e acima de tudo acreditava no que fazia. Pude perceber que ser gestora de educação ou professora não era apenas uma profissão ou o seu ganha pão... Era amor! Era sonho e esperança por dias melhores para esse pedaço de Brasil esquecido por alguns e idolatrados pelos seus!
Enfim e por fim... Lindalva Soares Martins da Rocha – nossa eterna secretária de educação é uma personalidade thaumaturguense do passado e do presente – de hoje e de ontem!   A semeadora de sonhos e de esperanças!
  

 A ILUMINADA LINDALVA SOARES...

A GUERREIRA LINDALVA SOARES...

A SEMEADORA DE ESPERANÇA E DE SONHOS!

Por: Cleudon França.
Registro Fotográfico: Arquivo Cleudon França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10