quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A MAIOR ENCHENTE DO RIO TEJO DESABRIGA CENTENAS DE RIBEIRINHOS.

“Segundo relatos de moradores do alto Rio Tejo - Vila Restauração, Aldeia Kuntamanã e Comunidades adjacentes, as águas já avançaram sobre dezenas de casas ribeirinhas”.
 
RESIDENCIA NA ALDEIA KUNTAMANÃ
As fortes e prolongadas chuvas que sobre caíram em quase todo território do Município de Marechal Thaumaturgo durante toda a noite de segunda-feira (dia 20) e na manhã de terça-feira (dia 21) já resultam em grandes enchentes do Rio Juruá seus afluentes.
A maior cheia acontece no alto Rio Tejo (afluente do Rio Juruá), que segundo os moradores da região é a maior enchente da história já prensenciadas pelos mesmos, sendo as localidades mais atingidas a Vila Restauração – maior vila/comunidade do Município e a Aldeia Kuntamanã (do povo indígena Kuntanawa do Rio Tejo).
Segundo o líder indígena Haru Kuntanawa residente na Aldeia Kuntamanã  já são centenas de famílias ribeirinhas desabrigadas com a cheia do referido rio, o qual também recebe águas de outros afluentes/igarapés. 
A maior parte das famílias  desabrigadas são residentes da Vila Restauração, Aldeias do Povo Kuntanawa e comunidades/localidades adjacentes.
As águas do Rio Juruá que banham a sede do Município de Marechal Thaumaturgo também já apresentam uma notável elevação do seu nível, já alcançando uma de suas maiores cheias desse atual inverno amazônico.
Situação que deixa um alerta aos munícipes e autoridades locais, tendo em vista que um dos maiores rios do estado (com aproximadamente 3.000 quilômetros de extensão) recebe águas de muitos afluentes; aonde além do Rio Tejo, os rios Amônia e  Acuriá apresentam  sinais de enchente.
O Prefeito de Marechal Thaumaturgo Isaac Piyanko junto de uma equipe se dirigiu a Vila Restauração, Aldeia Kuntamanã e demais localidades do alto Rio tejo na manhã dessa quarta-feira, 22 de fevereiro, a fim de acompanhar a real situação das famílias ribeirinhas desabrigadas e oferecer suporte.
Até a publicação do exposto, todos os rios mencionados (Tejo, Juruá, Amônia e Acuriá) não apresentavam sinais de vazantes.

Segue abaixo o registro fotográfico da enchente do Rio Tejo - em especifico, a situação na Vila Restauração e Aldeia Kuntamanã:








Situação do Rio Juruá em Marechal Thaumaturgo. Nível da água continua a subir:






Situação do Rio Amônia...


Por: Cleudon França.

Registro Fotográfico: Cleudon França e Haru Kuntanawá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10