quarta-feira, 9 de novembro de 2016

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!
 
Marechal Thaumaturgo: Do Seringal Minas Gerais, do Distrito e Villa Thaumaturgo ao Município e Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo

Aonde é aqui? O fim do mundo? O início do Mundo? O meio do mundo? Um lugar qualquer no meio do nada? A ultima civilização do planeta terra? Um paraíso perdido em meio ao nada ou em meio ao tudo?
Aqui é aonde o vento faz a curva! Aqui é fronteira! É uma parte da Amazônia – pulmão do mundo! Aqui é paraíso para uns, e, para outros também!
Aqui não existe outono ou primavera, só verão e inverno. Aqui a mãe natureza é mais linda, mais viva, mais colorida! Aqui a paz encontra sua essência, seu reino, sua morada. Aqui a felicidade é mãe, é esperança, é busca eterna! Aqui é o meu lugar! Aqui é minha querida e amada cidade de M. Thaumaturgo!
Município de fronteira, originado do antigo e saudoso Seringal Minas Gerais, aquele que lutou para ser Acreano, assim como o Acre lutou para ser brasileiro! Lugar de gente simples, acolhedora... De gente da gente! De gente humilde, de gente que vai á luta, de gente que acredita, de gente que sonha... De gente que tem esperança! De gente que não cansa e nem desanima!
Esse pequeno pedaço de chão, tão distante dos grandes centros urbanos; nesse canto do Brasil esquecido e desconhecido por uns, e, tão amado e idolatrado por outros, tem sua história inscrita com grandes lutas, conquistas e glorias! História dividida em importantes capítulos, estes inscritos com sangue e suor de homens e mulheres sem iguais, dos quais muitos já não se encontram mais entre nós, mas que terão seus nomes lembrados ao longo de gerações e gerações.
Eis o meu lugar, meu canto, meu recanto, meu município, minha cidade... Minha amada cidade de Marechal Thaumaturgo! Eis sua história, seu povo, suas lutas, suas conquistas, suas tradições, sua religiosidade, sua economia, sua cultura, suas festas, suas tradições! Suas belezas e suas glórias!

O SERINGAL MINAS GERAIS

“A Raiz Que Deu Origem a Bela Cidade Que Conhecemos e Vivemos Nos Dias Atuais”.
 
Seringal Minas Gerais nos Anos 1904 a 1910
Não se tem muitos registros escritos ou fotográficos do seringal Minas Gerais, a não ser nos fatos e acontecimentos publicados no primeiro Jornal impresso do acre; o jornal O Progresso. Não se sabe ao exato quantos moradores o habitava.
Registros escritos apontam alguns dos primeiros residentes do Seringal Minas Gerais há 112 anos atrás: J. Rodrigues, Nenê Lima, Maria Barreto, Maria Lima, Otávio Mendes, Julião Sampaio, Josephina Lima, Ana Coelho, João do Vale, Manoel da Silva, Cleodulpho Antunes, Geraldo Santos, Francisco Coelho, Antônio de Salles, José Pereira de Sales, Mário Lobão, dentre outros.
A vida no Seringal Minas Gerais assim como em todos os demais seringais da região, certamente era muito parcata. Acontecia festas nos finais de semana, onde havia muita bebiba, pouca mulher e nenhum policiamento. A competência da manutenção da ordem nos bailes era do dono da casa.
A ausência do Estado na vida dos moradores do Seringal Minas Gerais era quase que absoluta. A edição de Nº. 03 do dia 01 de Outubro de 1904 do Jornal Progresso denuncia o completo abandono (à população local) das autoridades politicas e policiais brasileiras, em especifico do município de São Philippe do estado do Amazonas a quem o Seringal Minas Gerais pertencia (o Acre ainda não era estado e nem Cruzeiro do Sul era município).
Crimes de toda a classe se cometia. De que nos serve o Município de São Philippe (Hoje Eirunepé) que não nos oferece garantias, se os presos que vão para lá são remetidos, vivem em completa liberdade? Neste ano aconteceram mais de 15 assassinatos. Relata a então edição do referido Jornal.
Mas tinha também, momentos de festas e confraternização. Como a comemoração do dia 07 de Setembro. Data que segundo jornal O Progresso era comemorada com muitas atrações, como a leitura de poesias, entoamento do Hino Nacional, içamento do pavilhão nacional, corridas marítimas e campeonato de tiro ao alvo de rifle Winhester a 250 metros de distância. Atividades que eram sempre encerradas com bailes dançantes realizados no período da noite.

A “GUERRA DA TRINCHEIRA” OU “A BATALHA DO AMÔNIA”.

“Sobre o Orvalho da Noite Estrelada / Voluntários da Pátria em Ação / Na Defesa de Seus Ideais / Com a Luta de Armas na Mão”.
 
Seringal Minas Gerais Palco da Batalha e o Coronel Thaumaturgo Gregório de Azevedo Comandante do Exército Brasileiro Que Enfrentou os Peruanos na Referida Batalha.
O ano era 1904. O cenário? O saudoso seringal Minas Gerais, que um dia foi Distrito e Vila, e, hoje é o Município de Marechal Thaumaturgo... Aquele que lutou para ser Acreano, assim como o Acre lutou para ser Brasileiro! Tudo começa com a ignoração do Governo Peruano ao Modus Vivendi, que instala uma aduana peruana na Foz do Rio Amônia, chamada por eles por Eles de Nueva Iquitos.
Por meses, a tensão de um conflito armado se instalou no Seringal Minas Gerais, localizado nas confluências do Rio Juruá e Rio Amônia; onde o Governo Peruano focalizava todas suas forças, pretendendo ocupar as terras da Foz do Rio Breu até as terras da Foz do Rio Amônia.
No dia 07 de Setembro de 1904, acontece um ultimo gesto amistoso entre Soldados peruanos e brasileiros... Os soldados peruanos comandados pelo Major Ramirez Hurtado oferece um almoço aos brasileiros em comemoração ao dia 07 de Setembro (Independência do Brasil)  daquele longínquo 1904. A programação das comemorações teve inicio com o entoamento do Hino Nacional Brasileiro, tocado pela orquestra sob a regência do Professor Nogueira Júnior, com o hasteamento do pavilhão nacional. Compunha ainda, além das autoridades militares peruanas e brasileiras a comissão dos festejos do dia 07: Otavio Mendes, Julião Sampaio, Cleodulpho Antunes, Nogueira Júnior, Geraldo Santos e Francisco Coelho. Os festejos incluíram ainda disputa de tiros ao alvo de 250 metros com carabina winchester, com a participação de 31 cavalheiros, sendo o vencedor o Sr. José Rodrigues.
Dias depois, especificamente no dia 05 de outubro, é apresentado mais um indício das más vontades das tropas peruanas contra civis brasileiros, residentes na boca do Rio Amônia – Seringal Minas Gerais. Antônio de Salles, empregado de José Pereira de Salles; ao voltar de uma localidade próxima na sua canoa, foi intimado a atracar no posto peruano, localizado as margens do Rio Amônia, sob os gritos de: “atraca diablo”! Como ele não ouviu os gritos por estar distante houve a tentativa de alvejá-lo, sendo disparados dois tiros de uma Winchester.
Thaumaturgo Gregório de Azevedo acabara de ser nomeado Intendente do Departamento do Alto Juruá – Prefeito de Cruzeiro do Sul. Enquanto se ocupava em planejar a nova cidade, com a segurança de quem já fora Governador dos Estados do Piauí e Amazonas, Marechal Thaumaturgo recebera a má noticia: o Peru acabara de instalar um posto aduaneiro na confluência dos Rios Juruá e Amônia, para cobrar impostos da borracha que por ali passava e tivera, ainda, a ousadia de denominar o local de Nuevo Iquitos.
A notícia do que vinha ocorrendo ás margens do Rio Amônia, nas terras do Seringal Minas Gerais – instalação da aduana peruana para recolhimento de impostos, atentado armado contra civil brasileiro; apanhou o General de surpresa uma vez que até então se tinha informações que os peruanos estavam se mantendo acima da Foz do Rio Breu.
Com a experiência de quem já havia trabalhado junto à Comissão encarregada de demarcar a fronteira do Brasil com a Venezuela, o agora Marechal Thaumaturgo Azevedo logo deduziu a estratégia do país vizinho (Peru): como os dois países estavam preparando uma comissão mista para percorrer o Rio Juruá a fim de demarcar os seus limites fronteiriços com base no direito de posse; assim, o Peru avançava Brasil adentro a fim de consolidar novas posições.
Thaumaturgo Gregório de Azevedo então com 51 anos de idade, homem trabalhador, de têmpera irascível, habituado a confrontos ficou profundamente irritado com a atitude dos peruanos. Havia de tomar medidas imediatas – para preservar o território do Departamento do Alto Juruá, cuja gestão lhe fora confiada pelo próprio presidente da República.
Não havia tempo suficiente para comunicar-se com a Capital Federal, o Rio de Janeiro, e aguardar providências. Era necessário agir logo. Tinha, porém, um grande problema pela frente, pois a guarnição da tropa federal a sua disposição era composta de poucos homens e, mesmo assim não havia como transportá-los até a Foz do Rio Amônia (Seringal Minas Gerais), ou, Nueva Iquitos como queriam os peruanos.
Enquanto pensava em como enfrentar aquela situação tomou conhecimento de que no porto do Seringal Invencível – hoje Cidade de Cruzeiro do Sul, estavam ancorados dois navios o “O Moa” de propriedade da firma Melo & Cia, e “O Juruá” de propriedade de uma casa aviadora de Belém as quais seriam suficientes para levar as tropas para combater os peruanos. Cuidou, então, de encaminhar ofícios aos comandantes de ambas as embarcações requisitando as mesmas com a advertência de que só poderiam deixar o porto do referido seringal com seus soldados.
O que Thaumaturgo não esperava era a reação do comandante do navio “O Juruá”, Alberto Serra Freire, que foi procurá-lo para dizer que não poria o “Gaiola” a disposição da Prefeitura uma vez que já estava de baixada para Belém e que não tinha combustível e nem rancho suficientes para atender a requisição. Mas o General não lhe deu alternativas: o navio havia de fazer a viagem ainda que tivesse de empregar a força para conduzi-lo.
No dia seguinte os dois navios subiam o rio Juruá e seis dias depois chegaram à foz do Amônia – Seringal Minas Gerais. A batalha do Amônia ou Guerra da Trincheira, como ficou conhecido o episódio, durou três dias, findos os quais os peruanos se renderam com a baixa de 09 (nove)mortes, enquanto do lado dos brasileiros foi registrada uma morte e alguns feridos.
Através do relato do farmacêutico Mário de Oliveira Lobão que embarcara em um dois navios para atender eventuais feridos é possível ter uma visão bem precisa do confronto:
- Tinham os peruanos no local 80 (oitenta) homens bem armados e municiados, dispondo de metralhadoras sob as ordens do General Suarez, e, sob o comando do major Ramirez Hurtado. Os dois “gaiolas - navios” não puderam combinar um ataque à posição inimiga, devido a ter o “Môa” encalhado e a dificuldades outras de navegação, em virtude da baixa das águas.
- Mas o destacamento brasileiro em batelões e canoas penetraram os igarapés, desembarcou e tomou posição para atacá-la por três lados: no seringal fronteiro, Minas Gerais, na margem direita do Juruá e por trás de Nuevo Iquitos. Muitos seringueiros armados reforçaram as 50 (cinquenta) praças de infantaria (soldados brasileiros). O Capitão Francisco Ávila ficou no seringal, o tenente Mateus na barranca do Juruá e o ex-Cadete da Escola Militar de Fortaleza, Oséas Cardoso na terceira face do ataque. Intimados a capitular os peruanos recusaram e começou o fogo de parte a parte, que durou até às 5 horas da manhã do dia 05 de Novembro. Então cercado e maltratado pela fuzilaria certeira dos seringueiros, o Major Ramirez Hurtado rendeu-se com as honras da guerra recolhendo-se ao Departamento de Loreto. Os peruanos perderam 09 (nove) homens e tiveram muitos feridos. Os brasileiros perderam somente um e tiveram poucos feridos”.
Cinco anos depois, em Setembro de 1909, Brasil e Peru assinaram o Tratado do Rio de Janeiro fixando os atuais limites fronteiriços, entre os dois países.
A “Batalha do Amônia” ou a “Guerra da Trincheira” como é mais conhecido pelos Thaumaturguenses é o acontecimento mais  importante e marcante em toda história do Município de Marechal Thaumaturgo desde seus tempos primórdios. O referido acontecimento é tão importante e marcante, que as próprias atividades aniversário de emancipação de Marechal Thaumaturgo são realizadas no dia 05 de novembro, dia que os brasileiros saíram vencedores da então batalha/guerra.

O DISTRITO E A VILLA THAUMATURGO

“Os Primeiros Passos do Municipio de Marechal Thaumaturgo: O Distrito Thaumaturgo e Depois Villa Thaumaturgo”.
 
Distrito e Villa Thaumaturgo Antes dos Anos 1992
Com o fim da Batalha do Amônia / Guerra da Trincheira, o Seringal Minas Gerais, passa, um ano depois, em 1905, a ser denominado Distrito criado com a denominação de Thaumaturgo ex-localidade de Zos do Amônia, confirmada pelo decreto do Prefeito Nº. 39, de 11 de Julho de 1906, subordinado ao Departamento do Alto Juruá.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Distrito de Thaumaturgo, permanece no Departamento de Juruá.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31 de Dezembro de 1936 e 31 de Dezembro de 1937.
Pelo decreto-lei estadual Nº. 43, de 29 de março de 1938, o Distrito de Thaumaturgo deixa de pertencer ao Departamento de Juruá para ser anexado ao município de Cruzeiro do Sul.
Pelo decreto-lei estadual Nº. 6163, de 31 de dezembro de 1943, o Distrito de Thaumaturgo adquiriu parte do distrito de Foz do Jordão do município Tarauacá ex-Seabra.
Em divisão territorial datada de 01 de Dezembro de 1950, o distrito de Thaumaturgo permanece no Município de Cruzeiro do Sul.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01 de Dezembro de 1960.
É elevado à categoria de município com a denominação de Marechal Thaumaturgo, pela Constituição Estadual de 01 de Março de 1963, desmembrado de Cruzeiro do Sul. Sede no atual distrito Marechal Thaumaturgo Ex-Thaumaturgo. Constituído do distrito sede.
Em divisão territorial datada de 31 de Dezembro de 1968, Thaumaturgo Ex-Marechal Thaumaturgo aparece como distrito de município de Cruzeiro do Sul, pois o mesmo fora criado e não instalado.
Pelo decreto estadual Nº. 73, de 11 de Junho de 1976, o Distrito de Thaumaturgo passou a denominar-se Marechal Thaumaturgo.
Em divisão territorial datada de 01 de Janeiro de 1979, o Distrito de Thaumaturgo, figura no município de Cruzeiro do Sul.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.
O Distrito e depois Villa Thaumaturgo teve ilustres personalidades que muito contribuíram para a M. Thaumaturgo que vivemos hoje, os quais estão homenageados em nomes de escolas e ruas: Manoel Rodrigues de Araújo, Raimundo Bezerra, Elvira Ferreira Gomes, Maria Luzia Elias dos Santos, Maria Ferreira do Vale, Raimundo Bezerra Frota, dentre outras.

O MUNICÍPIO DE MARECHAL THAUMATURGO

“Com a coragem de seus ancestrais / Ao lutar se mostraram viris / Desbravando e marcando com sangue / Os limites do nosso Brasil”.
 
Município de Marechal Thaumaturgo nos Dias Atuis
O Seringal Minais Gerais, que também se chamou Distrito e Villa Thaumaturgo passa a ser defitivamente Municipio no dia 28 de Abril de 1992, através do decreto de Nº. 1029 (assinado pelo o Governador Edmundo Pinto, um mês antes de seu assassinato) a partir de um desmembramento do município de Cruzeiro do Sul. Sua instalação oficial deu-se no dia 01 de Janeiro de 1993.
Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 17.401 habitantes em 2016 (a 13ª maior população do estado). Sua sede situa-se à margem esquerda do Rio Juruá, na foz do Rio Amônia. Os transportes fluvial e aéreo são os únicos meios de acesso.
È um município do Parque Nacional da Serra do Divisor. Não consta em nehum mata rodoviário do país, pois está situado em plena selva do Vale do Juruá, aonde se chega de avião ou depois de três dias de barco partindo de Cruzeiro do Sul. Atualmente existem as chamadas “lanchas” onde se é possivel chegar a então municipalidade após um dia de viagem – também partindo de Cruzeiro do Sul.
Por ser um municipio isolado na selva, em pleno terceiro milênio, Marechal Thaumaturgo não tem poluição, engarrafamentos e outros problemas dos médios e grandes centros urbanos, mas ainda enfrenta dificuldades na área da saúde, educação e saneamento básico.

O FUNDADOR DO MUNICÍPIO

Na Trincheira da Vida e da Morte / Intrépido Saiu Vencedor / Ficou a Bandeira da História / Com Sublime Gesto e Esplendor”.
 
Thaumaturgo Gregório de Azevedo - O Fundador de Marechal Thaumaturgo
O Militar Thaumaturgo Gregório de Azevedo (1896-1979), que dá nome à cidade é pernambucano, nascido no que é hoje o Município de Igarassú (Região Metropolitana de Pernambuco), que chegou àquela região em 1929 como representante das Forças Armadas, tendo iniciado a criação da primeira comunidade naquelas terras, originando-se, assim, o agora Município de Marechal Thaumaturgo. Seu nome original é João Thaumaturgo de Albuquerque, filho de Epitácio Figueiredo Albuquerque (1867/1932), português e Maria Taumaturgo de Albuquerque (1880/1918), portuguesa, filha de João Fidélis.
O nome de sua mãe é grafado Taumaturgo, mas seu registro foi efetivado como Thaumaturgo, inserindo-se a letra "h". Ele nasceu em 1896 e tinha apenas um irmão que tornou-se padre e também deixou o interior do Pernambuco, radicando-se, primeiro em São Paulo e depois no Rio de Janeiro. Seu irmão era o padre Joaquim Taumaturgo de Albuquerque, nascido em 1902 e falecido em 1979. Marechal Thaumaturgo faleceu no mesmo ano do irmão, apesar de nunca mais terem se encontrado.

SUA GEOGRAFIA

A Extensão Territorial de Marechal Thaumaturgo. Limites Com Outros Munícipios Acreanos e Internacional Com o Peru”.
 
Geografia de Marechal Thaumaturgo
Sua área é de 819 mil hectares (8.191,7 km2) a sétima maior do estado. Limita-se ao norte com os municípios de Tarauacá e Porto Walter, ao sul e ao oeste com o Peru, e a leste com o município de Jordão. Está situado a 245 metros de altitude. Latitude 8º 56’ 29” Sul. Longitude 72º 47’ 33” Oeste.

PREFEITOS

“Os Gestores Que Administraram os 24 Anos de Emancipação Politica e Administrativa de Marechal Thaumaturgo”.
 
Prefeitos de Marechal Thaumaturgo
Marechal Thaumaturgo ganhou sua autonomia (emancipação) politica e administrativa no dia 28 de Abril de 1992, sendo instalado oficialmente no dia 01 de Janeiro de 1993, com a posse do seu primeiro Prefeito Sr. Itamar de Sá que tinha como Vice-Prefeito o Sr. Leandro Almeida.
 Itamar de Sá foi também o Prefeito que mais tempoi esteve à frente do Poder Executivo de Marechal Thaumaturgo. Foram 12 (doze) anos, 03 (três) mandatos: 1993/1996, 2001/2004 e 2005/2008.
Segue a relação dos Prefeitos que já adiministraram o Municipio de Marechal Thaumaturgo ao longo de seus 24 (vinte e quatro) anos de emancipação: 1993 a 1996: Prefeito Itamar de Sá, Vice-Prefeito Leandro Almeida. 1997 a 2000: Prefeito Leandro Almeida, Vice-Prefeito Bitito. 2001 a 2004: Prefeito Itamar de Sá, Vice-Prefeito Josimar Gomes. 2005 a 2008: Prefeito Itamar de Sá, Vice-Prefeito Josimar Gomes. 2009 a 2012: Prefeito Randson Almeida, Vice-Prefeito Maurício Praxedes – o qual foi prefeito por mais de 18 meses, tendo em vista afastamento do Prefeito Randson Almeida por determinação da justiça. 2013 a 2016: Prefeito Aldemir Lopes, Vice-Prefeito João Delles de Menezes.
No ultimo dia 02 (dois) de outubro de 2016 foi eleito o novo Prefeito de Marechal Thaumaturgo para o quatriênio 2017/2020 Isaac Piyanko, que terá como Vice-Prefeito Valdélio Furtado.


HINO, BRASÃO E BANDEIRA

“A história narrada através de poesia, música, símbolos e bandeira: Um passado de conquistas refletido em um futuro de glórias”.

 
Bandeira, Brasão e Autores do Hino de Marechal Thaumaturgo
Dos três temas desse tópico, dois são com certeza, os maiores orgulho do Thaumaturguense: o hino e bandeira de Marechal Thaumaturgo estão entre os mais bonitos do estado e da região norte.
Começo, portando falando do Brasão: este contem a figura de uma indígena e um seringueiro - uma homenagem aos povos que deram origem ao município. Contém também o mapa do município na cor verde, e, uma estrela vermelha (uma alusão a Batalha do Amônia ou a Guerra da Trincheira). A então insígnia está desenhando na cor amarela (referência às riquezas de Marechal Thaumaturgo), sendo contornado pela cor vermelho.
A Bandeira de Marechal Thaumaturgo, desenhada na forma geométrica de quadrado nas cores predominante Verde (alusão riquezas de suas matas) e Branco (alusão a paz), está entre as mais belas do estado e da região. Contém também uma estrela na cor vermelha (uma alusão a Batalha do Amônia ou a Guerra da Trincheira), e, um circulo na cor azul (referência ao céu), contendo um Pássaro branco (símbolo da paz) e 05 estrelas (representação da constelação Cruzeiro do Sul).
Quanto ao hino de Marechal Thaumaturgo, no que diz respeito sua letra e sua melodia; não deixa dúvida quanto a um dos hinos municipais mais belos de nosso estado, de nossa região e de nossa pátria. Sua letra e melodia é de dois das maiores personalidade de nossa Municipalidade: Francisco Braz Rodrigues (letra) e o Saudoso Gedeão Cavalcante (melodia). Ambos os artistas foram e são os que mais escreveram sobre nosso querido município em formas de poemas, poesias e musicas.


Segue a letra do Hino de Marechal Thaumaturgo:


Onde o canto do pássaro ecoa
Tal bramido no seio da selva
Cercado de paz e harmonia
Thaumaturgo, sua beleza encerra.

Com a coragem de seus ancestrais
Ao lutar se mostraram viris
Desbravando e marcando com sangue
Os limites do nosso brasil.

És linda e pura,
És bela e forte.
E tua grandeza
É o orgulho do norte.

Sob o orvalho da noite estrelada
Voluntários da pátria em ação
Na defesa dos seus ideais
Vão à luta de armas na mão.

Na trincheira da vida e morte
Intrépido saiu vencedor,
Fincou a bandeira da história
Com sublime gesto, esplendor.

És linda e pura,
És bela e forte.
E tua grandeza
É o orgulho do norte!

Heróis com muita grandeza
No desvão da floresta fechada
Refletindo as cores da aurora
Nos ombros o facão, a enxada.

A pele cortida do sol
Extraindo d mata o tesouro
Nosso amigo, irmão seringueiro
Transformando a seiva em ouro.

És linda e pura,
És bela e forte.
E tua grandeza
É o orgulho do norte!

Envoltos no sol da vitória
Ergue o peito, herói deslumbrado
Expulsando com honra o estrangeiro
É o Brasil por seus filhos amado.

A bandeira ao sol fulgurante
Acenando ao celeiro do céu
Augurando a paz infinita
Te cobrindo em forma de véu.

És linda e pura,
És bela e forte.
E tua grandeza
É o orgulho do norte!

(Letra de Francisco Braz Rodrigues. Melodia de José Gedeão da Silva Cavalcante).


EVENTOS CULTURAIS TRADICIONAIS

“Onde o Canto do Pássaro Ecoa / Tal Bramido no Seio da Selva / Cercado de Paz e Harmonia / Thaumaturgo, Sua Beleza Encerra”.
 
Eventos Culturais e Tradicionais de Marechal Thaumaturgo

O Município de Marechal Thaumaturgo possui duas grandes manifestações culturais e quatro grandes eventos tradicionais, sendo as manifestações culturais: “Festas Juninas” e os “Novenários”, já como eventos tradicionais se destacam aí as comemoração do Aniversário do Município, comemoração de 07 de Setembro, e o Festival de Praia e o Festival do Feijão.
Umas das mais tradicionais manisfestações culturais de Marecahl Thaumaturgo são as Festas Juninas, que na maioria das vezes se estendem até os meses de julho e agosto. Seja na sede (zona urbana) ou zona rural, as festas juninas são realizadas anualmente por iniciativas da proprias comunidades, escolas ou ruas. São festas bastante animadas herdadas dos tempos iniciais da formação de nossa municipalidade.
Na sede a Festa Junina mais tradicional é a do Centro Espirita Beneficente União do Vegetal, que realiza sua festa sempre na ultima semana do mês de junho. Aí também se destacam as festas juninas da Escola de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes e da Crechinha Maria Luzia Elias dos Santos. Há também, as festas realizadas nas ruas ou nos bairros. Já na zona rural, interior do municipio, as festas juninas mais conhecidas são da Aldeia Novo Destino, Comunidade Foz do Arara (Missipi), Vila Oriente, dentre outras.
Outra manifestção cultural do municipio dar-se porr manifestação religiosa. São os Novenários em honras aos santos padroeiros de cada comunidade ou vila.
O mais tradicional dos Novenários, que se tornou também uma das festas mais populares do Juruá é o Novenário em Honra a São Sebastião padoeiro de Marechal Thaumaturgo. Este é realizado no mes de Janeiro (dia 11 ao dia 20) e que recebe milhares de pessoas da região, do estado e de fora do estado.
Na zona rural se destacam, os novenários da Vila Restauração em honra a São Ramundo Nonato realizado em Agosto, Novenário da Comunidade São Luiz realizado em Junho em honra a Santo Antônio, Novenário da Comunidade dos Borges realizado em Maio em honra Nossa Senhora de Fátima, Novenário da Comunidade Oriente realizado em Junho em honra a São João Batista, Novenário da Comunidade Mississipi realizado em Outubro, dentre outros.
Já como evento tradicional da então municipalidade, se destaca como o mais antigo as comemorações do dia 07 de Setembro, sendo comemorado desde Seringal Minas Gerais (1904). Passsou alguns anos sem atividades realizados, aonde foram retomados no ano de 2008 por iniciativa da Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Ferreira. Nesse contexto, como evento tradicional se destaca também as comemoraçoes do aniversário de emancipação politica de nossa cidade. Evento realizado sempre ao longo de 05 dias com várias atividades de cunho civico (desfiles), esportivo, cultural, recreativo, de lazer e de entretimento.
Nos ultimos anos, dois grandes eventos realizados pelo Poder Executivo do Municipio em Parceria com o Sebrae Acre, também se destacaram como eventos tradicionais da então municipalidade: Festival de Praia, realizado ao longo de 04 finais de semana – um mês (Agosto).  E o Festival do Feijão que teve uma primeira edição realizada no ano de 2016, aos longos dos dias 03, 04 e 05 de Junho.

RELIGIÃO

“A bandeira ao sol fulgurante / Acenando ao celeiro do céu / Augurando a paz infinita / Te cobrindo em forma de véu”.
 
Igreja Católica São Sebastião, Igreja Assembléia de Deus e Centro Espirita Beneficente União do Vegetal
Se pergutar a 100 pessoas em Marechal Thaumaturgo se ela tem uma religião, 99,99 vão responder que sim! Então, podemos dizer que Marechal Thaumaturgo é um municipio 99,99% religioso.
A predominânncia maior é do catolecismo, cerca de 73,6 % (dados do IBGE 2012). São várias as capelas espalhadas pelo interior do municipio (comunidades e Vilas) cada uma com o seu santo. Na sede a Igreja Católica tem como Santo Devoto São Sebastião, o qual também é o padroeiro da Cidade. Daí também sai umas das maiores festas religiosas do municipio com a realização dos chamados Novenários, realizados na sede e no interior. Entidade religiosa que se destaca também por seus trabalhos sociais, através de suas pastorais.
Nos ultimos anos é notório o crescimento dos evengélicos, que se fazem representar por diversas igrejas, sendo a maior delas e com o maior número de membros a Igreja Assembléia de Deus, com mais 12 (doze) templos espalhados pelo municipio. Igreja que se destaca também pela realização de congressos, pela parte musical, teatros e jograis, e, serviço social realizado no municipio.
Também ganha um destaque, nesse contexto a Primeira Igreja Batista que se destaca como a terceira maior entidade religiosa do municipio, com mais de 05 (cinco) templos espalhados pelo municipio, e, também se destaca pela realização de Congressos, musicais gospel, eventos interativos e serviços sociais diversos.
Há também a presença das Igrejas Assembléia de Deus Ministério de Madureira, Cristã do Brasil, Adventista do Sétimo, Igreja Apostólica, Pentecostal do Brasil, Deus e Amor, todas com notavéis numeros de membros.
E há também, na sede do Municipio um núcelo do Centro Espiríta Beneficente União do Vegetal, com dezenas de sócios (crianças, adolescentes, jovens e adultos).


ECONOMIA

“A Pele Cortida do Sol / Extraíndo da Mata o Tesouro / Nosso Amigo, Irmão Seringueiro / Transformando a Seiva em Ouro”.
 
Economia de Marechal Thaumaturgo
A exemplo de outros municípios isolados do estado, Marechal Thaumaturgo depende principalmente da economia proveniente da administração publica. A dependência com este setor é de 57,42 (dados IBGE 2006).
No ademais, sua renda está baseada no extrativismo vegetal, na agricultura de subsistência e na pecuária. Os agricultores da região costumam cultivar as praias dos rios Juruá, Amônia, Arara, Acuriá, São João e Breu com feijão, macaxeira, batata doce, amendoim e melancia.
Também se produz a farinha, o tabaco, o milho, o açaí, o buriti, a banana. Se vende a galinha caipira. Também se cria e já vende o peixe. Também se cria e se vende o suíno(porco).
O produto agrícola mais conhecido e produzido no município é o Feijão (aonde se tem um tipo/qualidade que leva o nome Feijão Thaumaturgo) onde se produz mais de oito tipos diferentes, aonde se tem uma cooperativa (Coopersonho – cooperativa sonhos de todos) para empacotamento e maiores cuidados com o mesmo.
Em 2016 foi criando o “Festival do Feijão” uma iniciativa do Poder Executivo Municipal e SEBRAE Acre com o intuito de fortalecer a economia local com o então produto, sendo que M. Thaumaturgo é o maior produtor de feijão do estado.
Foi criada também a feira do Agricultor, a qual é realizada em nas manhãs de sábado na Praça Municipal Odom do Vale, com a venda de vários produtos rurais, macaxeira e seus derivados (beléu, tapioca, farinha, beju, goma) Pupunha, açaí, buriti, caldo de cana, verduras, dentre muitos outros. Feira que é realizada normalmente nas dependências do Mercado do Produtor Rural do Município, sendo transferida para a Praça Municipal por motivo de reforma do então Mercado.

POVOS IDIGENAS

“Heróis Com Muita Grandeza / No Desvão da Floresta Fechada / Refletindo as Cores da Aurora / Nos Ombros o Facão, a Enchada”.
 
Representantes dos 05 Povos Indígenas de Marechal Thaumaturgo.
Em Marechal Thaumaturgo há quatro Terras Indígenas: duas ao sul, uma a sudeste e outra a nordeste, correspondendo a aproximadamente 16,5% da área do Município, sendo que três fazem fronteira com o Peru.
Essas terras são habitadas pelos povos das famílias linguísticas Panos e Aruak. As etnias que vivem nessas terras somam mais de 2.000 pessoas, distribuídas em 17 aldeias (dados de 2014), e em 05 povos: ASHANINKA (Rio Amônia e Rio Breu), APOLIMA ARARA (Rio Amônia), JAMINAWÁ ARARA (Rio Bajé), KUNTANAWA (Rio Tejo) e HUNI KUIN (Rio Breu).

 POVO ASHANINKA
Ashaninkas do Rio Amônia

Os Ashaninka pertencem à família linguística Aruak (ou Arawak). Eles são o principal componente do conjunto dos Aruak sub-andinos, também composto pelos Matsiguenga, Nomatsiguenga e Yanesha (ou Amuesha). Apesar de existirem diferenças dialectais, os Ashaninka apresentam uma grande homogeneidade cultural e linguística.
Ao longo da história, os Ashaninka foram identificados sob vários nomes: Ande, Anti, Chuncho, Pilcozone, Tamba, Campari. Todavia,  são mais conhecidos pelo termo “Campa” ou “Kampa”, nome frequentemente utilizado por antropólogos e missionários para designar os Ashaninka de maneira exclusiva ou os Aruak sub-andinos de forma genérica - com exceção dos Piro e dos Amuesha. Ashenĩka é a autodenominação do povo e pode ser traduzida como “meus parentes”, “minha gente”, “meu povo”. O termo também designa a categoria de espíritos bons que habitam “no alto” (henoki).
O Povo indígena Ashaninka de Marechal Thaumaturgo está endereçado no Rio Amônia e Rio Breu.
Segundo dados da CPI-AC de 2004 a população Ashaninka do Rio Breu erade 114 indivíduos. Já a população Rio Amônia soma atualmente cerca de 800 indivíduos, ou seja, mais ou menos metade dos Ashaninka vivendo no Brasil.
Mais de 80% dessa população vive hoje na aldeia Apiwtxa ou nas suas proximidades. Por via fluvial, a aldeia Apiwtxa situa-se a aproximadamente 80 quilômetros de Marechal Thaumaturgo e 350 de Cruzeiro do Sul. Em linha reta, a distância é, respectivamente, de 30 e 180 quilômetros. Essa aldeia foi criada em 1995, na parte baixa da TI, nas proximidades do limite com a Reserva Extrativista do Alto Juruá e o assentamento do Incra.
A população hoje localizada no rio Amônia provém de diversos horizontes e é fruto de migrações sucessivas. Além dos deslocamentos populacionais no sentido Peru-Brasil, via Alto Juruá ou alguns afluentes do Ucayali ocorreram também ao longo do século XX várias migrações dos Ashaninka do Envira e do Breu em direção ao rio Amônia. Do mesmo modo, embora algumas famílias Ashaninka permanecessem de maneira estável no rio Amônia a partir da década de 1930, existem laços de parentesco que unem os Ashaninka do Amônia àqueles localizados tanto em território peruano como em outras terras brasileiras.
Os Ashaninka confirmam que, no final do século XIX e início do XX, o rio Amônia era também o habitat de índios Amahuaka, seus inimigos tradicionais e considerados índios "brabos". Para os patrões caucheiros e seringalistas, a presença dos Amahuaka era uma ameaça permanente à exploração da borracha e uma preocupação constante.
Conhecidos como excelentes guerreiros, os Ashaninka serviram os interesses dos patrões brasileiros e peruanos que promoveram estrategicamente as hostilidades tradicionais entre os dois povos. Armados e estimulados pelos brancos, que lhes ofereciam mercadorias, os Ashaninka dizimaram e afugentaram os Amahuaka. Os Ashaninka que moram atualmente no rio Amônia e Rio Breu não viveram diretamente as correrias contra os Amahuaka, mas lembram os relatos de seus ascendentes.
Os Ashaninkasde hoje são caçadores, agricultores e músicos. Entre as suas práticas culturais destaca-se o uso da bebida sagrada “ayahuasca” que para eles é um chá chamado “Kamarãpi”. Diferentemente de outros povos, sempre usaram roupas: uma túnica (kushuma) e um chapéu (amatherentsi).
O atual prefeito eleito do Município – Isaac Piyânko é do Povo Ashaninka do Rio Amônia (Aldeia Apiwtxa) filho de Dona Pity e Francisco Piyanko.

 POVO KUNTANAWA
 
Kuntanawas do Rio Tejo
Os Kuntanawas foram supostamente exterminados durante as perseguições armadas aos povos indígenas, as chamadas correrias, que acompanharam a abertura e a instalação dos seringais em todo o Acre, no final do século XIX e início do século XX. Os últimos descendentes conhecidos desse grupo são os membros de uma família extensa, conhecida até recentemente no alto Juruá como “os caboclos do Milton”, numa referência ao nome do seu patriarca (Milton Gomes da Conceição).
A retomada de sua origem indígena, que resulta agora num profundo sentimento de indenidade, amparou-se na ascendência indígena e na história particular do grupo: a luta recente pela criação e manutenção da Reserva Extrativista do Alto Juruá; as relações de contato com povos indígenas vizinhos; a retomada de rituais com a bebida ancestral ayahuasca; e a percepção da discriminação étnica e política.
Inicialmente, o etnônimo foi grafado Kontanawa, querendo com isso designar “povo do coco”. É assim também que a imprensa e os documentos governamentais se referem a eles.
Mais recentemente, o grupo começou a pronunciar e grafar seu nome como Kuntanawa. O fato é que nas línguas Pano, mais especificamente o Hãtxa Kuin (falada pelos Kaxinawa), a palavra konta não teria qualquer sentido, e sim kunta, que se refere ao fruto “cocão” (Scheeleaphalerata).
Assim, Kuntanawa poderia ser traduzido como “povo do cocão”, ou “povo do coco”.
Os Kuntanawa, povo da família linguística Pano, não falam mais sua língua indígena. Todos falam o português.
Esforços de reconstrução da língua têm sido realizados por meio de fragmentos ainda vivos na memória da matriarca do grupo, dona Mariana, do contato com outros povos de língua Pano (como os Kaxinawá e os Yawanawa) e da grafia que utilizam, e de canções ayahuasqueiras.
Os Kuntanawa vivem às margens do alto rio Tejo, no interior da Reserva Extrativista (Resex) do Alto Juruá, localizada no extremo oeste do estado do Acre, no município de Marechal Thaumaturgo. Estão progressivamente aglutinando-se em aldeias, sendo a principal delas conhecida como Sete Estrelas.
Esse grupo tem pleiteado o seu reconhecimento étnico e a identificação e delimitação de sua Terra Indígena, que se sobrepõe a uma porção da Resex acima referida.
Os Kuntanawa são uma etnia em reconstrução em todos os aspectos: língua, pintura, rituais e pertencimento. Há iniciativas de visitas e permanências em Terras Indígenas vizinhas, de reconstituição da língua de seu povo por meio de outras similares (contato com povos Pano vizinhos). Sinais externos, como a pintura, são recuperados por meio de experiências com a ayahuasca e de uma garimpagem apurada nos relatos de dona Regina, ainda vivos na memória de dona Mariana. Nomes indígenas também estão sendo adotados. 
Artesanatos começam a ser confeccionados a partir daqueles já feitos por dona Mariana e dos existentes nas Terras Indígenas vizinhas. Há planos de uma grande migração, visando reunir todos os descendentes de seu Milton e dona Mariana dentro da área que pleiteiam, ocupando-a com aldeias que já começam a se estruturar.
Em 2008, os Kuntanawa foram contemplados pela Edição Xicão Xukuru do Prêmio Culturas Indígenas com o projeto “Revitalização e Resgate da Cultura do Povo Kuntanawa”, sendo executado durante o ano de 2009. Ainda no mesmo ano, como apoio da  Lei Estadual de Incentivo a Cultura (governo do Acre), deverá ser lançado um CD com canções compostas por alguns jovens Kuntanawa. Este mesmo grupo, liderado por Haru, neto de seu Milton, tem acumulado material em vídeo e tem planos de elaboração de pelo menos um filme sobre os Kuntanawa.
Os Kuntanawa foram estimados, no ano de 2008, em 400 indivíduos.

POVO JAMINAWA ARARA
Jaminawas Arara do Rio Bajé
O povo Jaminawa Arara (Shawanawa) é oriundo da família linguística Pano. Seu território localiza-se no município de Marechal Thaumaturgo, com uma população de 378 pessoas, numa área delimitada e demarcada de 28.926 ha. Esse povo se autodenomina Jaminawa Arara e é conhecido também por Shawanawa, Arara, Xawanaúa, Xawaná-wa, Chauã-nau, Ararapina, Ararawa, Araraná, Ararauá e Tachinauá. Sua organização espacial no interior da terra indígena está distribuída em uma aldeia - Sirqueira e três comunidades, Bom Futuro, Buritizal e São Sebastião.

A região atualmente habitada pelo povo indígena Arara era território dos grupos Pano, desde o período pré-cabralino, mas a partir de meados do século XIX, passou a ser ocupada também por exploradores e comerciantes vindos de Belém, Manaus e centros urbanos localizados ao longo do rio Solimões. Entretanto, a exploração e ocupação efetiva da região do Alto Juruá, ocorreu apenas nas duas últimas décadas do século XIX, após vários embates com os grupos indígenas da região. Nesse período, a região foi povoada principalmente por migrantes oriundos do Nordeste brasileiro. Em fins da última década do século XIX, o Alto Juruá já estava povoado por brasileiros, quando peruanos “caucheiros” ocuparam a região.

Ao longo da segunda metade do século XX, os Arara estiveram sob o jugo dos patrões. No final da década de 1980 ao início da de 1990, muitos Arara migraram para as cidades, principalmente Cruzeiro do Sul, devido às precárias condições de vida na terra indígena. Os longos anos de ocupação por não-índios, fez mudar o antigo padrão de vida dos Arara.

No entanto, mesmo subjugados pelos patrões, a atividade produtiva voltada para a produção da borracha e a dependência do sistema de barracões, os Arara não abandonaram costumes tradicionais como a caça, a pesca, a agricultura e a coleta. Decorrente do processo de colonização, instrumentos novos foram inseridos a essas atividades, como machado, terçado, enxada, espingarda e outros.

Com isso, o povo Arara agregou habilidades como o uso de arma de fogo a uma série de conhecimentos tradicionais sobre a floresta e sua fauna, e sobre os modos de como um caçador obter sucesso em sua atividade.

Na produção econômica atual também criam animais destinados ao consumo familiar ou à venda. As atividades de coleta destinam-se à colheita de frutos silvestres para completar alimentação, de produtos medicinais, temperos para os alimentos, óleos vegetais e outros. Cultivam vários tipos de mandioca, milho, banana, mamão, cana-de-açúcar, inhame, cará, feijão, fava branca, arroz, batata-doce, plantas medicinais e temperos.

Os Arara produzem também artesanato que, antes da dominação imposta pelos não-índios, era confeccionado em grande escala, inclusive utensílios domésticos, adornos e armas de caça e pesca. Alguns produtos artesanais como anéis, pulseiras, colares e bolsas de tecido são comercializados. Os igarapés Braço Esquerda e Rio Bagé, são de extrema importância para o bem-estar econômico e cultural dos Arara. Seus afluentes e respectivas cabeceiras coincidem com os limites da terra indígena, região onde são exercidas atividades de caça, pesca, coleta e agricultura.

Os rituais Arara possuem um forte vínculo com a cosmologia, mas são principalmente os mitos que retratam melhor os aspectos cosmológicos do grupo. Os mitos, contados principalmente pelos mais velhos, vêm a ser a forma própria de transmissão do saber do povo. A narrativa dos mitos se dá nas línguas Arara ou em português.

A tradição e o saber Arara dependem da preservação da sua terra, que vem sofrendo constantes invasões por regionais, causando conflitos latifundiários com a caça predatória. Por este motivo se faz Urgentes controle, pois esta é a única forma possível de se garantir a liberdade e o direito de viver desse povo, O Povo Shãwanawa ou Jaminawa Arara, encontra-se na Terra Indígena Jaminawa-Arara no Rio Bagé munícipio de Marechal Thaumaturgo este território é reconhecido pelo governo estadual e federal. Esta terra é habitada por 378 pessoas em quatro aldeias do Clã Shawã, que em sua língua significa Arara.

Estes ocupam uma área de 28.926 ha, seu território continua preservado assim como sua cultura.


POVO APOLIMA ARARA
 
Apolimas Arara do Rio Amônia
Com uma população de 135 pessoas morando nas aldeias Novo Destino e Nova Esperança (Rio Amônia), além de outras pessoas espalhadas pela região, esse povo luta pelo reconhecimento étnico e pela conquista de sua terra.
O nome Apolima-Arara tem origem na mistura étnica à qual esse povo foi submetido ao longo da história. Foi formado por indígenas das etnias Chama, Amoaka, Santa Rosa, Arara e Jaminawa. Além da miscigenação, o nome faz referência a uma localidade no Peru onde teriam morado algumas dessas pessoas, entre elas o Sr. Thaumaturgo de Azevedo, um dos mais idosos do povo e a pessoa com quem o CIMI manteve os primeiros contatos em 1999, quando esse povo resolveu se mostrar à sociedade não indígena e reivindicar os seus direitos.
Basicamente todos falam a língua materna, além do português, e há casos em que se fala o espanhol e também o Ashaninka. Predomina, no entanto, a língua Pano, falada principalmente pelos Arara e Jaminawa que fazem parte da composição étnica do povo.
Em agosto de 2000 a Funai divulgou o relatório de identificação do povo confirmando o reconhecimento desse povo como sendo indígena e indicando que, em razão de serem indígenas, precisariam ser assistidos pelo órgão indigenista oficial. A partir daí se intensificou a luta pelos seus direitos, principalmente o direito a terra.
Os Apolima-Arara não possuem escola diferenciada nem professores indígenas. No entanto, há, no Rio Amônia, próximo à área onde mora boa parte da população, uma escola cujo professores mantém boas relações com a comunidade. Não possuem agentes de saúde indígenas e a assistência à saúde é feita no posto da cidade de Marechal Thaumaturgo ou, esporadicamente, pela Funasa, através de convênio com a UNI. 
Residem em áreas de terras pertencentes ao Exército brasileiro, à reserva extrativista e em um assentamento do Incra. Alguns desses indígenas conquistaram lotes no assentamento Amônia e ali praticam a agricultura de subsistência.
Apesar da proximidade com a cidade, mantém vivas as tradições, inclusive o artesanato. Quando tem excedente de produção, a comercialização é feita diretamente com os consumidores em Marechal Thaumaturgo.
Não há nenhum projeto implantado ou em fase de implantação junto a esse povo. Alguns moradores do assentamento conseguiram financiamento com o Basa, mas nada que possa ser considerado como um investimento direto e planejado.
Posto que estão em áreas separadas, próximas à cidade e sob influência de não índios, os Apolima-Arara estão praticamente impossibilitados de exercerem a atividade da caça. A pesca só é realizada durante o verão e apenas para o consumo. A base da alimentação desse povo é a macaxeira, natural ou em forma de farinha. Também da macaxeira fazem a caiçuma, bebida muito apreciada por todos e consumida durante as festas e reuniões.
Consideram-se católicos, mas praticam a pajelança e rituais próprios. Há uma separação entre o pajé e o curandeiro. O curandeiro normalmente utiliza o conhecimento das ervas e rezas “milagrosas” enquanto o pajé, que se mantém em segredo, atua no restrito meio espiritual, não realiza curas, apenas orienta para uma boa vida espiritual, dá conselhos e faz previsões.
A família é patrilinear, obedecendo ao costume dos ribeirinhos e seringueiros da região. Tradicionalmente praticavam a poligamia, mas atualmente os casamentos são monogâmicos e o núcleo familiar é formado pelo pai, a mãe e os filhos. A relação com a comunidade é extrafamiliar, por isso o roçado, bem como toda a produção, embora tenha a participação eventual da comunidade, se dá no restrito meio da família nuclear. Os nomes pessoais são dados pelos pais, quase sempre em português, e lembram nomes de antigos seringalistas e patrões. Não é raro encontrar várias pessoas com o mesmo nome e sobrenome. Por exemplo: “Francisco dos Santos Siqueira”.
Os Apolima-Arara têm tido constantes conflitos com parceleiros do Incra e com a administração municipal que não querem que a área reivindicada se torne terra indígena. Segundo dados do Incra o Projeto de Assentamento Amônia possui 26.000 ha. Sendo que boa parte não está cumprindo a função de regularização fundiária, mas está destinada ao Parque Nacional da Serra do Divisor. A outra parte, pertencente ao Exército brasileiro, está destinada à construção de um “quartel” para pelotão de fronteira. No entanto, não há nenhum pronunciamento oficial do Exército a esse respeito e nem indícios de que tal quartel venha a ser construído.
Estudos mais aprofundados sobre esse povo têm sido feitos pelo CIMI e, acredita-se que, com a conquista da terra, o povo voltará à sua organização tradicional, favorecendo o estudo e a consequente compreensão do modo de vida e da cultura do povo.

POVO HUNI KUIN / KAXINAWÁ
 
Huni Kui do Rio Breu


Os índios Huni Kuin, também conhecidos como Kaxinawá, habitam em Marechal Thaumaturgo em especifico no Rio Breu, fronteira brasileira-peruana, em uma terra Indígena com 31.277 hectares
Os Huni Kuin pertencem à família linguística Pano. “Os grupos Pano designados como nawa formam um subgrupo desta família por terem línguas e culturas muito próximas e por terem sido vizinhos durante um longo tempo. Cada um deles se autodenomina hunikuin, homens verdadeiros”, diz a pesquisa.
Suas atividades produtivas se organizam a partir da divisão sexual do trabalho, cabendo, ao homem, a guerra, a caça e a pesca. O domínio da maior parte das técnicas de pesca pertence ao homem. Utilizam anzóis (mesmo antes do contato com a civilização europeia) feitos com ossos de animais. Pescam com vários tipos de timbó, sendo que as mulheres participam da colheita de algumas espécies (o puikama). Também praticam essa atividade em pequenos igarapés, reservando-se, ao homem, a pesca nos lagos, com espécies mais venenosas (Lagrou).
 Cabem, às mulheres, as atividades da coleta, colheita, preparação de alimentos e plantio. Plantam banana, mandioca, feijão, amendoim e algodão em roçados. Os homens participam da preparação do terreno, derrubada da floresta e da coleta caso seja preciso subir numa árvore, como nos casos do açaí (pana), patoá (isa), sapota (itxibin), jaci (kuti), aricuri (xebum), bacaba (pedi isan) e palmito.
Os homens também trazem frutas quando não têm sorte na caça. As mulheres também são responsáveis pela tecelagem (algodão), fabricação de cestos e cerâmica.
O xamanismo entre os caxinauás é uma atividade predominantemente masculina e de mulheres mais velhas. O poder xamânico (muka) vem do contato com o mundo sobrenatural que acontece nos rituais coletivos, através dos sonhos, do uso do rapé e da bebida nixi pae - ayahuasca.
O xamã (mukaia) cura seu muka e obtém suas visões (yuxin) cheirando rapé (dume) ou através do nixi pae. Para Keifenheim, os xamãs, em sua prática etnomédica, utilizam, preferencialmente, a fumaça do tabaco (dume), capaz de embriagar os espíritos e, assim, liberar o espírito humano preso por aqueles para o nixi pae. Recorrem a essa bebida para dialogar com os espíritos somente quando seus métodos não alcançam a cura almejada.
O poder espiritual (muka) do xamã pode matar e curar sem usar força física ou veneno. Os caxinauás distinguem dois tipos de remédio (dau): os remédios doces (dau bata) são folhas da mata, certas secreções e animais e os adornos corporais; os remédios amargos (dau muka) são os poderes invisíveis dos espíritos e do mukaya.
A atividade de identificar, coletar remédios (huni dauya - homem com remédio doce, ervatário) nem sempre é realizada pelo huni mukaya (xamã), requerendo um processo de aprendizagem com outro especialista nesse saber.

COMUNIDADES E VILAS

“O Seringal Minas Gerais Agora é o Municipio de Marechal Thaumaturgo, e, Como Municipio se Organiza e se Divide em Vilas e Comundades”.
 
Comunidades e Vilas de Marechal Thaumaturgo
O Municipio de Marechal Thaumaturgo tem hoje mais de 30 Comunidades ou Vilas distribuidas no alto e Baixo Juruá, Rio Tejo, Rio Bajé, Rio Amônia, Rio Acuriá e Rio São João.
A maior e mais distante delas a Vila Restauração, endereçada no Rio Tejo; contendo mais de 400 moradores, mais de 50 residencias, esnino infantil, fundamental e médio, posto de saúde. Nesse quesito, com denominação de Vila, se destacam as Vila Triunfos e Oriente, ambas com endereço no Baixo Juruá, aonde residem centenas de ribeirinhos, os quais já contam a energia 24 horas – do Programa Luz Para Todos.
Como Vila também se destaca a Vila Foz do Breu – primeira Vila do Municipio, a qual faz fronteira internacional com o Peru. A então Vila conta com dezenas de moradores, que usufrem do posto de saúde, e ensino primário, fundamental e médio.
Atualmente a Comunidade Beolfort, endereçada no Alto Juruá, vem se destacando por sua organização, aonde residem dezenas de moradores, os quais contam com um posto de Saúde e escola de ensino primário e funtamental.
Dentre outras comunidades estão:Baixo Juruá - Boa Vista e Estirão do Porongaba;Alto Juruá - Mississipi, Acuriá, Tapaúna, São João, São Luiz e Pedra Pintada; Rio Tejo - Irassu Novo, Horizonte, Maranguape; Rio Bajé – Comunidade Remanso.

A PRESENÇA DO EXERCITO BRASILEIRO

“Envoltos no sol da vitória / Ergue o peito, herói deslumbrado / Espulsando com honra o estrageiro / É o Brasil por seus filhos amado”.
 
Presença do Exército em Marechal Thaumaturgo
O Exercito Brasileiro, através do 61º Batalhão de Infantaria e Selva / Batalhão Marechal Thaumaturgo de Azevedo (Sentinela do Extremo Ocidental) se faz presente no Município de Marechal Thaumaturgo desde anos2004/2005 através do Destacamento Especial de Fronteira.
Está em andamento a construção da sua base localizada a margem direita do Rio Juruá e foz do Rio Amônia.

TURISMO

“As riquezas naturais e os povos tradicionais como a maior riqueza turistica de Marechal Thaumaturgo”.
 
Pontos Turísticos de Marechal Thaumaturgo
Não há uma organização, tanto por parte do Poder Publico ou da iniciativa privada que explore o turismo em Marechal Thaumaturgo, ou que use este como uma fonte de economia.
Apesar de não serem muitas as referências de pontos turístico do município; há sim lugares que visitantes do estado, do país e fora do país ao visitaram o município almejam conhecer, aqui destaco: Centro Yorenka Âtame, Aldeia Apiwtxa, Aldeia Kuntamanã, Santuário de Nova, dentre outros.
Centro Yorenka Antame:Idealizado em 2007, por sete irmãos da família Piyânko Ashaninka, o Centro Yorenka Âtame – que quer dizer “Saberes da Floresta” funciona como um espaço de formação, educação, intercâmbio e difusão de práticas de manejo sustentável dos recursos naturais da região. Aberto para jovens e adultos, o Centro, à margem direita do Rio Juruá, em frente do município de Marechal Thaumaturgo, desenvolve trabalhos nas áreas de proteção da biodiversidade, do meio ambiente, manejo de recursos, práticas agros florestais e outras.
Aldeia Apiwtxa:Uma das maiores aldeia do povo Ashaninka de todo território nacional. No Município de Marechal Thaumaturgo estar endereçada no Rio Amônia, cerca de três horas de viagem de embarcação pequena. Foi criada em 1995. Possui vários rituais: Ritual kamarãpi (feito apartir da bebida feita de ayuaska). A cerimônia é sempre realizada à noite e pode se prolongar até de madrugada. O kamarãpi se caracteriza pelo respeito e silêncio. Ritual piyarentsi, por sua vez, possui uma dimensão mais marcadamente festiva. O ritual constitui o principal modo de sociabilidade e de interação social entre os grupos familiares Embriagar-se nessa ocasião é sempre um objetivo e motivo de orgulho. Os homens demonstram sua resistência física, passando dias e noites bebendo, indo de casa em casa, sem dormir. No auge da embriaguez, os Ashaninka tocam suas músicas, dançam, riem. Afirmam que fazem piyarentsi para homenagear Pawa, que se alegra vendo os seus filhos felizes. Foi durante uma reunião de piyarentsi que Pawa reuniu seus filhos, embebedou-os e realizou as grandes transformações antes de deixar a Terra e subir ao céu.
Aldeia Kuntamanã:É umas das 07 (sete) Aldeias do Povo Indígena Kuntanawa de Marechal Thaumaturgo, endereçada no alto Rio Tejo, (distante um dia de embarcação pequena) no interior da Reserva Extrativista (Resex) do Alto Juruá. É considerado sagrado, sendo essa uma aldeia milenar. Realizam rituais com a bebidaayahuasca.Confeccionam artesanatosa partir dos já conhecidos e dos exemplos das outras terras indígenas.
Santuário de Nova Olinda:Trata-se de um local onde os devotos 'pagam' as suas promessas, deixando roupas, cordão e anéis de ouro, cabelo, milagres feitos de madeiras, caixas de fogos, etc. Chegando ao local, podemos encontrar uma misteriosa casa com cruzes e a sepultura dos dois irmãos. O local fúnebre fica à margem direita do igarapé São Luís, estes locais servem para armazenar as oferendas feitas pelos devotos.

PRÁTICA DESPORTIVA

“O esporte não apenas como competição, mas como também, uma ferramenta de educação, e, como uma das únicas opções de Lazer de Marechal Thaumaturgo”.
 
Práticas Esportivas em Marechal Thaumaturgo
Pratica-se no Munícipio de Marechal Thaumaturgo05 (cinco) modalidades desportiva, sendo elas: Futebol, Futsal, Voleibol (Quadra e Praia), handebol (Praia e Quadra) e Atletismo.
A primeira prática desportiva da então municipalidade foi o Futebol, o qual, nos dias atuais é o esporte mais praticado por municipes da sede e do interior. A sede (zona urbana) não oferece muitos espaços para a prática do Futebol, contendo apenas dois campos de Futebol: o campo do 61º bis e o recém-inaugurado Estádio “Arena Thaumaturgo”. Também se destacam aí os espaços para a prática do Futebol Socity: Campo do Centro Yorenka Antame, Campo do Centro Espeirita Beneficente União do Vegetal e Campo do Sr. Venceslau. Já no interior quase todas as comunidades e villas possui seus espaços para a prática do Futebol.
O segundo esporte mais praticado no municipio é o Futsal. Na sede é o esporte mais praticado entre o publico infantil, infanto juvenil. Há somente dois espaços para a prática do então desporto no municipio; um na sede e no interior (Vila Foz do Breu). Há dois espaços/quadras na sede e um (espaço/quadra) na Vila Foz do Breu. A referida prática desportiva é a única que possui um calendário fixo de competição, taanto para o publico adulto como para o publico infanto juvenil. A tres anos é realizada o Campeonato Thaumaturguense de Futsal em Série A e Série B, e, há 06 anos é realizado o Campeonato Thaumaturguense de Futsal (Copinha) Naipes Sub 11, Sub 14 e Sub 17.
A prática do Voleibol rivaliza com a prática do Futsalo segundo o lugar dos desportos mais praticado no municipio. Seja na quadra ou na areia; o voleibol é praticado nos bairros da sede, e, nas comunidades e vilas do interior. Em números totais chega a ser praticado por centenas de municipes. Na sede, há tres anos que é realizado o Campeonato Thaumaturguense de Voleibol (em série éunica).
Há 08 (oito) foi implantado no municipio pelo publico jovem, a prática do Handebol Indoor e Beach (Handebol de Quadra e de Areia). É um dos desportos mais praticado na sede entre o público estudantil. O referido desporto possui uma Liga local LTH (Liga Thaumaturguense de Handebol). Há 05 (cinco) é realizado o Campeonato Thaumaturguense de Handebol (em série única).
A ultima prática desportiva implantada no Município de Marechal Thaumaturgo, também por iniciativa do publico jovem é a prática do Atletismo – Provas de 100, 200 e 400 Metros Rasos, 3000 metros Rasos, Salto em Distância e Maratona.A então prática desportiva dar-se mais em eventos especificos, tais como: Jogos Escolares, Aniversário da Cidade e Jogos da Juventude Thaumaturguense. Dezenas de municipes disputam as provas de atletismo nos eventos anteriores mencionados.
Vale ressaltar que a prática esportiva no Municipio de Marechal Thaumatur´go dar-se não apenas como forma de competição, mas como também, uma ferramenta de educação, e, como uma das únicas opções de Lazer, de socialização e de confraternização entre o publico praticante o público prestigiante.
Os últimos anos foram marcados por mudanças na forma de se organizar a pratica esportiva no município. Houveimplantação, inovação, documentação e realização de competições fixas. Foram criadas novas equipes (Futebol, Futsal, Handebol e Voleibol) com um trabalho voltado a identidade dessas equipes.

SANTUÁRIOS DE PEREGRINOS

“Lenda? Mito? Ou Simplesmente Fé! A História dos Santuários das Almas de Nova Olinda do Anjinho da Pedra”?

 
Santuários de Peregrinos
Há nas terras Thaumaturguense dois lugares, considerado por muitos santuários, os quais mexem com o místico e com a fé de muitos moradores locais e até de pessoas de fora do Municipio.
Ambos os lugares estão endereçados na zona rural; um distante cerca de 30 minutos de embarcação pequena, outro cerca de um dia de embarcação pequena e um dia a pé.
Recebem todos os anos dezenas de peregrinos que encontram nos referidos santuários, guaridas para suas feridas, dores e perdas. Encontram nos referidos locais um elo de ligação entre sua fé e um pedido ou promessa atendida. 
NOVA OLINDA
 
Santuário de Nova Olinda
Saindo do Município de Marechal Thaumaturgo, subindo até um afluente do rio Juruá nomeado como igarapé Caipora, chega-se em um lugar popularmente considerando milagroso. O caminho até esse local misterioso não é fácil. 
Ao deixar o Juruá, seguindo viagem pelo seu afluente, arrastando canoa nas cachoeiras durante todo o dia. Ao chegar ao final do dia, onde se deixam as embarcações e pernoitam. No dia seguinte, os pagadores de promessas seguem pelos varadouros, caminham três horas atravessando pontes e subindo ladeiras e chegamao igarapé São Luís. Assim, chega-se ao misterioso local, no meio da mata, conhecido localmente como Almas de Nova Olinda, ou simplesmente Nova Olinda!
Trata-se de um local onde os devotos “pagam” as suas promessas, deixando roupas, cordão e anéis de ouro, cabelo, milagres feitos de madeiras, caixas de fogos, etc. Chegando ao local, podemos encontrar uma misteriosa casa com cruzes e a sepultura dos dois irmãos. O local fúnebre fica à margem direita do igarapé São Luís, estes locais servem para armazenar as oferendas feitas pelos devotos.
Segundo o relatos de moradores mais antigos, residente das Rio Caipora e comunidades vizinhas, esse local é considerado milagroso, porque, certo dia três irmãos vindo do Ceará, foram limpar uma estrada para cortarem seringa. Nesse percurso eles foram surpreendidos por índios não civilizados, que atacaram os mesmos, deixando dois mortos e um ferido.
O terceiro irmão – que ficou ferido só escapou devido ter se escondido “enterrado” nas areia de uma praia de um igarapé. Nesse esconderijo, o mesmo fez uma promessa para São Francisco e assim, os índios não conseguiram encontrá­-lo.
Após os índios terem desistido decaça-lo, o sobrevivente saiu a procura de ajuda no seringal Restauração (hoje Vila) para fazer o sepultamento de seus dois irmãos, aonde o patrão do referido seringal, chamou todos seus seringueiros para ir buscar os corpos.
Passando mais de uma semana, eles chegaram ao local onde seus irmãos estavam mortos. Eles constataram que os mesmos estavam com os corpos em perfeita conservação, como se eles estivessem morrido naquele mesmo momento.
Após essa constatação, sepultaram os dois irmãos em um mesmo túmulo à beira do igarapé São Luís. De lá para cá, Almas de Nova Olinda vem sendo um local considerado milagroso pelos seus fiéis.  Até hoje, nessa sepultura, as pessoas rezam terços e acendem velas como forma de agradecimento pelo milagre acontecido em suas próprias vidas. 
Para os populares que frequentam esse local e acreditam nesse milagre, a água do Rio São Luís são consideradas milagrosas, aonde todos que vão até lá, devem se banhar, simbolizando um batismo, retirando todos os males que estão impregnados no próprio corpo. 

O ANJINHO DA PEDRA
 
Anjinho da Pedra
Localizado na comunidade Foz do Tejo, no Rio Juruá, na margem direita, aproximadamente uma (01) hora de viagem chega a um ponto de pagamento de promessas conhecido como Anjinho da Pedra. O único meio de chegar a esse lugar é através de barco. 
Comprovado como lugar de grandes milagres, atrai pessoas de vários lugares para pagarem promessas diante do milagre recebido na vida. Segundo depoimentos de moradores mais antigos do lugar, o Anjinho da Pedra recebeu esse nome devido um milagre acontecido. Para eles, um casal teve um filho e devido um problema grave de saúde, a criança veio a orbito. Então, seus pais enterraram a criança na mesma comunidade.
Devido à tristeza que tomou do casal, resolveram ir embora para Cruzeiro do Sul. Muitos anos se passaram e os pais da criança resolveram pedir permissão aos seus familiares que ficaram na comunidade Foz do Tejo, para enterrar o corpo novamente no lugar onde estavam morando, em Cruzeiro do Sul.
Os familiares atenderam ao pedido. Ao desenterrar o caixão e abri-lo, eles foram surpreendidos porque o corpo da criança estava em perfeito estado. Diante dessa surpresa atônita, resolveram mandar buscar um padre.
Quando o religioso chegou ao lugar e viu o corpo da criança, pediu à família que deixasse no mesmo lugar e fizesse uma catacumba. O padre santificou a criança como, “O Anjinho da Pedra”. 
A partir daí seus devotos vão pagar suas promessas no local por acreditarem haver uma força espiritual que contagia os fiéis.


A PRIMEIRA RESERVA EXTRATIVISTA DO ACRE E DO BRASIL

“A primeira Reserva extrativista do Acre e do Brasil. Aonde se encontram quatro Terras Indígenas, o Parque Nacional da Serra do Divisor, a Resex do Alto Tarauacá (que parte de sua área encontra-se no Município) e aResex do Riozinho da Liberdade”.
 
Primeira Reserva Extrativista do Brasil
Reserva Extrativista do Alto Juruá – criada em 1990, foi a primeira Reserva Extrativista no Brasil. Ela possui de aproximadamente 506.186 hectares e abriga perto de 508 famílias que vivem espalhadas por colocações em diversos seringais.
O principal acesso à reserva é pelo Rio Juruá e por seus afluentes, como o Rio Tejo.  Na reserva são desenvolvidas diversas atividades, entre elas a confecção do couro ecológico, um tecido emborrachado feito do látex da seringueira.
No entorno da reserva se encontram quatro Terras Indígenas, o Parque Nacional da Serra do Divisor, a Resex do Alto Tarauacá (que parte de sua área encontra-se no Município) e a Resex do Riozinho da Liberdade que formam um grande corredor ecológico de áreas protegidas.

O PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO DO ACRE

“O Progresso, editado pelo Sr. Otávio Mendes, na foz do Rio Amônia, no antigo Seringal Minas Gerais foi, pelo que se tem registro o primeiro Jornal impresso publicado no estado do acre”.
 
O Primeiro Jornal Impresso do Acre


O primeiro jornal impresso no estado do Acre que se tem registro foi publicado no dia 07 de Setembro de 1904, as margens do Rio Amônia no antigo Seringal Minas Gerais – hoje município de Marechal Thaumaturgo. Foi editado pelo Sr. OTÁVIO MENDES, e, era denominado “O PROGRESSO”. Tem-se o conhecimento de 03 (três) edições publicadas; como consta no livro “Trabalhadores da Floresta do Alto Juruá – Cultura e Cidadania na Amazônia” de Enock da Silva Pessoa.
Teve sua primeira edição publicada no dia 07 de Setembro, tendo como noticia principal a respeito de um almoço oferecido aos brasileiros oferecido pelo representante do Governo Peruano o Sr. Manoel Ramirez Hurtado.
No dia 01 de Outubro do mesmo ano (1904) é publicada a terceira edição, denunciando o completo abandono a que a população local estava exposta pela falha das autoridades politicas e policiais brasileiras:
Quatro dias depois, especificamente no dia 05 de Outubro de 1904, é publicada a ultima edição até então identificada do referido jornal. A publicação anuncia a boa noticia da resolução do conflito armado, ocorrido às margens do Rio Amônia entre Brasil e Peru, firmado no Rio Janeiro entre o Barão de Rio Branco (Ministro das Relações Exteriores do Brasil) e o Dr. D. Hernan Velarde (Ministro Plenipotenciário do Peru).
De 2008 a 2013 o município voltou a ter um informativo comunitário impresso (de responsabilidade do Grupo de Teatro GETD) de nome “GETD NEWS”. Atualmente o município não conta ou não tem nenhum Jornal Impresso em circulação.




GEDEÃO CAVALCANTE: O MAIOR ESCRITOR, COMPOSITOR E POETA DE M. THAUMATURGO.

No dia 29 de Novembro de 2016, fez-se 02 (dois) anos que partiu para a vida eterna José Gedeão da Silva Cavalcante; um dos maiores artista de nossa cidade, de nossa região e de nosso estado. O acreano que mais escreveu sobre Marechal Thaumaturgo - em poemas, versos, prosas poéticas e músicas.
O maior compositor, inscrito e poeta de Marechal Thaumaturgo nos deixou fisicamente, porém não espiritualmente; nas mentes, nas lembranças e nos corações de milhares de Thaumaturguenses ele continua vivo... Eternamente vivo!
Levou em seu adeus uma história de vida de um profissional dedicado e competente, e, um artista consagrado. Deixou como legado músicas, poemas, prosas e versos que cantam e poetizam o lugar que escolheu para viver e morrer.

BIOGRAFIA: RECOMEÇAR SEMPRE

José Gedeão da Silva Cavalcante nasceu no Seringal Mato Grosso no Município de Tarauacá, estado do Acre, no dia 14 de Março do ano 1959, filho do Sr. Raimundo Pinheiro Cavalcante e de Dona Maria Ideuzuite da Silva Cavalcante. Teve 11 (onze) irmãos.
Aos 12 anos de idade se muda para a zona urbana do município que nascera. Na então municipalidade trabalhou em embarcação fluvial, foi empreiteiro, trabalhou em fazendas, foi professor. Morou fora do Acre (Alagoas e Olinda) aonde trabalhou como noteiro dos chamados patrões.
Nesse período, se casa pela primeira vez, aonde tem o seu primeiro filho, porém é obrigado a se mudar para Nazaré para trabalhar como contador. Na referida cidade se casa pela segunda vez, tendo mais um filho. Sua companheira falece, trazendo dias de tristezas para nosso escritor, poeta e compositor.
Se muda para Marechal Thaumaturgo no ano de 1982, aonde vai morar no Rio Tejo. Se casa novamente – dessa união nasce três filhos. Casamento que chega ao fim seis anos depois. Com o passar dos anos, se casa com sua ultima companheira, com quem teve mais três filhos.
Em seu adeus a vida terrena, deixou órfão de seu carinho e de seu eterno amor 08 (oito) filhos: Helane Maria Costa Cavalcante, Elinne Maria Costa Cavalcante e José Gedeão da Silva Cavalcante Junior (filhos de seu ultimo enlace matrimonial com Maria de Jesus Costa Cavalcante), e, Frank José da Silva Cavalcante, Mary Jordeane da Silva Cavalcante, Fernando José da Silva Cavalcante, Fredson Freire da Silva e José Dolmã dos Santos Cavalcante, filhos dos primeiros casamentos.
Já morando na zona urbana de Marechal Thaumaturgofoi nomeado oficial de serviços Judiciários em Tabelionato (Registro Civil). Registrou centenas de Thaumaturguenses nas suas viagens a trabalho para o Rio Tejo, Vila Restauração e Vila Foz Breu. Foi servidor também da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos nos primeiros anos de emancipação de Marechal Thaumaturgo. Depois foi lotado na Secretaria de Municipal de Saúde aonde prestou serviços e se decepcionou com as condições de trabalho.
No ano de 2004 foi eleito o segundo vereador mais bem votado das eleições municipais daquele ano.Foi eleito membro do Poder Legislativo Municipal de 2004 pelo o Partido Social Brasileiro (PSB).Função que deixou de exercer após ser convidado para ser Secretário Municipal de Meio Ambiente na Gestão do Ex-Prefeito Itamar de Sá. Trabalhou na casa sede do Poder Legislativo Municipal de Marechal Thaumaturgo no serviço de registro de atas. Ao deixar de ser servidor público municipal trabalhou como protético e dentista.
O ARTISTA E SUAS INSPIRAÇÕES

José Gedeão da Silva Cavalcante levou em seu adeus, uma história de vida que muitos Thaumaturguenses tiveram a oportunidade de viver e conviver com ele, e, que o tempo jamais apagará... Levou seu violão, levou a bandeira de Marechal Thaumaturgo e levou a coletânea do seu ídolo na música e na vida, Teixerinha.
Suas maiores paixões eram a música e a poesia. Suas inspirações estavam na cidade que nasceu, na cidade que escolheu para viver, na família que gerou e que amou, nos sentimentos – amizade, tristeza, amor, desilusão; na natureza, nos lugares e nas aventuras que viveu e vivenciou.
Tinha conceitos tradicionais, mas era um cidadão de “mente aberta” e de opiniões flexíveis, presava pela hospitalidade para com os seus visitantes, e sua simpatia era fortalecida na elegância de seus traços poéticos e humorados.
Na música seus maiores ídolos eram Teixerinha e Gildo Freitas. O seu mais doce sonho era conhecer seu ídolo Teixerinha e vê-lo cantar com Mary; sonho que realizou em 1975 em Rio Branco em um show de ambos na Capital do Estado. Encontro que só aumentou sua paixão e inspiração em compor músicas e escrever poesias e prosas poéticas.
COMPOSIÇÕES, POEMAS, CORDÉIS E PROSAS POÉTICAS.

Sua obra é extensa e numerosa! Sua vida artística é composta por letras de músicas, poesias, prosas poéticas, textos de homenagens, textos infantis e cordéis.
O Site Recanto das Letrascontém 210 (duzentos e dez) obras publicadas, sendo 01 (um) cordel, 01 (um) teoria literária, 02 (dois) textos infantis, 12 (doze) textos de homenagens, 52 (cinqüenta e dois) letras de músicas, 60 (sessenta) poesias e 82 (oitenta e dois) prosas poética.
Seus textos de Homenagens (12 publicados) têm como referência ou inspiração amizade, mulher, netos e beleza. Destacam-se os textos: Dia da Mulher, Ana Clara, Lembrança de Amigo, O Dom Que Me Inspira, A Turma da Tarde e Miss Thaumaturgo.
Já as suas composições – letras musicais (52 publicadas) têm inspiração à cidade de Marechal Thaumaturgo, Personalidades Antigas Marechal Thaumaturgo, Seringueiros, seu Pai e sua Mãe, Filho, Natureza, Vida, Solidão, sua Cidade Natal (Tarauacá), e o próprio estado Acre. Destacam-se como suas mais marcantes e conhecidas composições: Pai Adorado, Manoel Araújo, Nos Braços da Solidão, Homenagens aos Seringais, Parabéns Elinne, A Natureza é Vida, As Volta da Vida, Parabéns Teixerinha, Mãe, Voltando a Minha Cidade, Filha, Minha Cidade, Papai Partiu Para o Céu, Como se Criou o Acre, Nova Homenagem a Marechal Thaumaturgo, Meu Filho Meu Anjo, É Grande Solidão, Mãe, Que Saudade, Nossas Lembranças, Faces Molhadas, Dona Zoraida Partiu, Voltas da Vida, Dois Tauras do Rio Grande do Sul, A Pracinha, A Minha Avó, dentre outras.
Quanto as suas obras poéticas – Poesias (60 publicadas) sua inspiração vem da própria cidade de Marechal Thaumaturgo, Despedida, Região, Amizade, Dedicatórias, Família, Solidão, Esperança, Desilusão, Natureza, Família, Educação, Tristeza e Amor. Nessa área destacam-se como suas mais marcantes e conhecidas Poesias: O Pranto Ninguém Segura, vai Ser Triste a Solidão, Se Essas Flores Falassem, O Amor e a Família, É Verdade Mamãezinha, Despedida das Aulas, , A Família, Meu Amigo Meu Violão, São Lembranças de Você, Estudar, Grande Mãe, Ao Meu Neto David, Obrigado Minha Filha, Onde Eu Vivo, Mãe Adorada, Momentos Tristes, Tributo a Um amigo, dentre outras.
Sua obra mais numerosa em publicações no site dantes mencionado (Recanto das Letras) se refere as suas Prosas Poéticas (82 Publicadas). Nesse contexto, sua inspiração, assim como nas demais áreas (Musicas e Poesias) são vem da própria cidade de Marechal Thaumaturgo, Locais Públicos de M. Thaumaturgo, Amigos, Filhos, Netos, Personalidades Mundiais – Locais e Regionais, Artes, Educação, Liberdade, Festivas, Povos Indígenas, Sentimentos, Cultura, Erros, Preconceito, dentre muitas outras. Nesse contexto, ou nessa área se destacam-se como suas mais marcantes e conhecidas Poesias: A Nossa Praça, Oh  Liberdade, O Amor, A Politica, Diferença do Amor, Por Lembrança, Cidadania Politica, Agradeço a Professora,  A Galera de Cruzeiro do Sul, Beleza, Saudação ao Professor, Agradeço as Crianças, Filho Cresce e Se Vai, Livros Bíblicos, A Menina do Interior, o Índio, Preconceito, Aceitarei a Morte, , A Minha História, O Poeta, Nossa Cultura, Bela Thaumaturgo, História de Um Filho, Grande Mãe,  outras.
O LEGADO DE GEDEÃO CAVALCANTE

Pelo que viveu, pelo que fez, pelo que compôs, pelo que poetizou, pelo que lutou, pelo que defendeu e pelo que sonhou... Gedeão Cavalcante é o próprio legado de um município que ajudou idealizar e emancipar! Gedeão Cavalcante se tornou o Senhor de sua história e de seu tempo!
Toda vez que o Hino de Marechal Thaumaturgo for entoado e cantado, toda vez que um professor falar em sua aula de história sobre as grandes personalidades Thaumaturguenses, toda vez que alguém em uma determinada roda de conversa falar dos artistas locais, toda vez que a bandeira de Marechal Thaumaturgo for hasteada, toda vez que o nome Marechal Thaumaturgo for citado por referência de beleza, de arte, de encanto, de acolhimento, de hospitalidade; Gedeão Cavalcante estará lá, vivo nas mentes e nos corações de muitos, de tantos e de milhares! Vivo nas suas obras, nas suas músicas, nos seus versos e nos seus poemas... Estará sempre vivo em seu legado.
Por fim... A vida, o trabalho, a obra (Poemas, Músicas e Versos) de Gedeão Cavalcante fazem dele o maior poeta e compositor de nossa municipalidade. É um legado que se eternizará ao longo de toda história de Marechal Thaumaturgo.
NA ROTA DA PRÉ- HISTÓRIA

Seu Renato mota improvisou um museu em sua própria residência, e, guarda fósseis de Purussaurus, Mastodonte e Preguiça e tartaruga gigante”.
 
Sr. Renato Mota - Colecionador de Fosseis de Animais Pré-Históricos
Há mais de 30 anos, o Policial Civil aposentado Renato Bezerra Mota, com mais de 75anos de idade, se dedica a colecionar fósseis de animais pré-históricos encontrados no município de Marechal Thaumaturgo. Integram a então coleção; fósseis de Purussaurus, Mastodontes, Tartaruga e Preguiça Gigantes.
O Sr, Renato Mota, como é conhecido na cidade; conta que já encontrou mais de 60 (Sessenta) fósseis, boa parte destes, às margens do Rio Juruá. “Os locais onde costumo encontrar os fósseis foram vistoriados por pesquisadores ingleses, americanos e alemães na década de 80. Alguns já estavam expostos por conta do desbarrancamento do rio”, conta o colecionador.
Sem espaço no município para expor sua coleção ao público, Renato Mota improvisou um museu em sua  própria residência para guardar as raras peças de fósseis. Por causa da quantidade encontrada, ele diz que está deixando de coletar por falta de espaço na moradia.
Os fósseis foram identificados pelo paleontólogo Alceu Ranzi da Universidade Federal do Acre (UFAC), como sendo de Purussaurus, Mastodonte, Preguiça Gigante e Tartaruga Gigante. "Eu estive lá, vi toda coleção e deixei tudo anotado para ele. A recomendação que eu dei foi que a coleção deve ficar no próprio município como patrimônio histórico da cidade. Não tem porque sair de lá, se tem uma população que merece ter acesso", disse o paleontólogo.
Renato Mota lembra que começou a se interessar pelo assunto na década de 80, depois que comprou de um morador do município dois fósseis: um maxilar e um fêmur de um animal não identificado.
“Quando comecei a pesquisar sobre fósseis, querendo descobrir que tipo de animal pertencia os ossos que comprei, fui me identificando e pegando gosto pela coisa. Comecei a pesquisar em algumas áreas do município onde existia indícios de fósseis e encontrei”, diz Renato.
Hoje, a residência do colecionador se tornou um dos pontos turísticos do município. “Tenho recebido em minha casa turistas e pesquisadores, acadêmicos da Universidade Federal do Acre e alunos do ensino médio de escolas públicas da região, em busca de informações sobre estas espécies de animais que já viveram em nossa região”, comenta Renato.




UMA THAUMATURGO DE NOVOS TEMPOS E NOVOS SONHOS

“Trocando a faca de seringa, as tigelas e o balde;pelo lápis, pelos cadernos e pelos livros”.
 
Lindalva Soares e Francisco Braz - Desbravadores da Educação e Saúde no Município de Marechal Thaumaturgo
Após os 112 anos da histórica “Batalha do Amônia” ou da “Guerra da Trincheira”, e, dos 24 anos de Emancipação; o hoje Municipio de Marechal Thaumaturgo (ex-Seringal Minas Gerais, e, Distrito e Villa Thaumaturgo) apresenta um cenário de novos tempos e novos sonhos para os seus municipes.
Um cenário de esperança de dias melhores para os milhares de moradores desse pedaço de terra que lutou para acreano, assim o Acre lutou para ser brasileiro.
O barulho dos motores cessa e o barulho de dezenas de crianças, adolescentes e jovens que chegam ao porto da cidade vai aumentando, chamando a atenção para alunos e alunas que chegam das adjacências, nas embarcações de recreio, trazendoe estudantes, rio acima e rio abaixo.
Um novo cenário; muito distante daquele dos anos 1904. Um cenário que começou a ser mudado com o notório, aplausivel e brilhante trabalho da primeira Secretaria de Educação do Municipio, Lindalva Soares Martins da Rocha, a qual exerceu tal cargo por mais de 16 anos; sendo colaboradora das gestões dos ex-prefeitos Itamar de Sá, Leandro Almeida e Aldemir Lopes.
Penso que este novo quadro social representa o soprar de novos ventos do saber, trazendo esperança para uma nova geração em busca de mundança socialpor via educacional: são netos e bisnetos dos pioneiros nordestinos não alfabetizados, que abriram as primeiras estradas de seringa de nossa região.
Seus filhos não puderam usar lapis e papel. Agora seus netos e bisnetos têm a faca de seringa, as tigelas e o balde trocados pelo lápis e as estradas de seringa pelos cadernos e livros.
Outra realidade que apresenta novos tempos para a jovem municipalidade de Marechal Thaumaturgo, refere-se a área da saúde. Que conheceu, viveu ou ouviu falar do Seringal Minas Gerais, Distrito e Villa Thaumaturgo, no decorrer dos anos de 1960, sabe da dificuldade de conseguir médico clinico geral. Quando as mulheres ficavam grávidas a maior preocupação era com o parto, pois pela falta de obstetras, muitas mulheres morriam por não conseguirem ter o filho. Situaçao bastante diferente da realidade atual, onde o Município já conta médicos, obstetras, técnicos, dentre outros agentes de saúde. Nesse contexto, vale ressaltar o pionerismo de uma das maiores personalidade de Marechal Thaumaturgo, Francisco Braz Rodrigues; qual completou no mes anterior (setembro) 35 (trinta e cinco) anos de trabalho dedicado à saúde dos ribeirinhos do alto Juruá.
Profissional que chegou a exercer o Cargo de Secretário Municipal de Saúde; ganhando no ano de 2011 o “Prêmio Qualidade e Excelência na saúde Pública”. Prêmio que elegeu os 100 Melhores Secretários Municipais de Saúde do Brasil.
Um outro cenário modificador do ex-seringal Minas Gerais, Distrito e Vila Thaumaturgo é o Programa Luz Para Todos, que já beneficia mais 300 famílias (Ribeirinhos e Indígenas) residentes no Alto e Baixo Juruá, Rio Amônia e Rio Tejo. Ação que muito facilita a vida de quem resiste em se mudar para a cidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

“Missão Comprida! Uma homenagem ao meu lugar, a minha cidade... Ao meu canto e meu recanto. Aqui apresentei sua história, seu povo, suas lutas, suas conquistas, suas tradições, sua religiosidade, sua economia, sua cultura, suas festas e sua glória”!
 
Nascer do Dia em Marechal Thaumaturgo
Há 112 anos, especificamente as 05h00min da manhã do dia 05 de novembro de 1904, brasileiros liderados por Thaumaturgo Gregório de Azevedo, derrotavam tropas peruanas que tentavam se apossar das terras da Foz do Rio Breu até a Foz do Rio Amônia. A cidade e o município de Marechal Thaumaturgo só vieram existir oficialmente muitos anos depois, especificamente no dia 28 de Abril de 1992 – com instalação no dia 01 de Janeiro de 1993.
Ainda assim, foi mantida a tradição de comemorar o aniversário de Marechal Thaumaturgo no dia 05 d Novembro, dia da memorável vitória conquistada no longínquo ano de 1904. O que faz de Marechal Thaumaturgo umas das mais antigas cidades do Acre, por direito histórico – quase da mesma idade de Cruzeiro do Sul e Sena Madureira.
Uma história bonita que continua sendo construída e inscrita, nesse pedaço de terra – encontro das águas do Juruá com as águas do Amônia, pelos filhos, netos e bisnetos que aqui estiveram há 112 anos.
Com as palavras desse artigo pretendi fazer uma homenagem aos ilustres moradores do antigo Seringal Minas Gerais, do Distrito e Villa Thaumaturgo, e, hoje Município de Marechal Thaumaturgo.
A todos que transformaram suor em gotas de sangue, aonde em muitas vezes deram suas vidas até a morte. Suas lutas e conquistas não foram reconhecidas social e politicamente. Infelizmente, apenas uns poucos ganharam fama de heróis e benfeitores. Porém, suas lutas não foram esquecidas.
Agora cabe a nós escrever um novo capitulo na história de nosso município. Dar continuidade as benfeitorias e conquistas de nossos antepassados.
Que tipo de cidade queremos para o futuro? Como será sua paisagem física? Quais serão os paradigmas discutidos pelos cientistas e políticos a respeito de nossa cidade nos seus próximos anos? Como se darão as relações sociais, em termo de classe, gênero, de faixa etária de raça? Uma parte das respostas às estas indagações depende do que fizermos hoje por nossa bela Cidade de Marechal Thaumaturgo.


REGISTRO FOTOGRÁFICO: DO SERINGAL MINAS GERAIS AO MUNICÍPIO DE MARECHAL THAUMATURGO









REGISTRO FOTOGRÁFICO: BRASÃO, BANDEIRA E AUTORES DO HINO DE MARECHAL THAUMATURGO











REGISTRO FOTOGRÁFICO: ECONOMIA DE MARECHAL THAUMATURGO


















REGISTRO FOTOGRÁFICO: EVENTOS CULTURAIS TRADICIONAIS DE MARECHAL THAUMATURGO




























REGISTRO FOTOGRÁFICO: PRESENÇA DO EXÉRCITO EM MARECHAL THAUMATURGO



















REGISTRO FOTOGRÁFICO: O FUNDADOR DO MUNICÍPIO DE MARECHAL THAUMATURGO











REGISTRO FOTOGRÁFICO: A GEOGRAFIA DE MARECHAL THAUMATURGO











REGISTRO FOTOGRÁFICO: PALCO/CENÁRIO E COMANDANTE BRASILEIRO NA BATALHA DO AMÔNIA OU A GUERRA DA TRINCHEIRA









REGISTRO FOTOGRÁFICO:  MARECHAL THAUMATURGO NA ROTA DA PRÉ-HISTÓRIA: COLECIONADOR E COLEÇÃO.









REGISTRO FOTOGRÁFICO: UMA MARECHAL THAUMATURGO DE NOVOS TEMPOS E NOVOS SONHOS

















REGISTRO FOTOGRÁFICO: OS POVOS INDÍGENAS DE MARECHAL THAUMATURGO










































REGISTRO FOTOGRÁFICO: DESPORTOS PRATICADOS EM  MARECHAL THAUMATURGO

























REGISTRO FOTOGRÁFICO: PREFEITOS DE MARECHAL THAUMATURGO

















REGISTRO FOTOGRÁFICO: A RELIGIÃO EM MARECHAL THAUMATURGO




















REGISTRO FOTOGRÁFICO: SANTUÁRIOS DE PEREGRINOS

















REGISTRO FOTOGRÁFICO: PONTOS TURÍSTICOS DE MARECHAL THAUMATURGO





















REGISTRO FOTOGRÁFICO: VILLAS E COMUNIDADES  DE MARECHAL THAUMATURGO






















REGISTRO FOTOGRÁFICO: O SERINGAL MINAS GERAIS









REGISTRO FOTOGRÁFICO: A PRIMEIRA RESERVA EXTRATIVISTA DO BRASIL





















REGISTRO FOTOGRÁFICO: O DISTRITO E A VILLA THAUMATURGO


















REGISTRO FOTOGRÁFICO: O MUNICÍPIO DE MARECHAL THAUMATURGO
































Por: Cleudon França.
Registro Fotográfico: Cleudon França, Alionnes Rodrigues, Lucélia Frota, Ricardo Azevedo, e, Blogs - Sites Locais e Regionais.

Fontes Pesquisadas ou informações: Site Google-Wikipédia, Livro “Trabalhadores da Floresta do Alto Juruá – Cultura e Cidadania na Amazônia” de Enock Pessoa. Livro-Artigo “O Papel Decisivo do Marechal Thaumaturgo de Azevedo na Questão do Acre” de Manuel Onofre. Artigo “A Batalha do Amônia” de Arquilau Castro Melo, Blog Apiwtxa, Blog Saberes da Floresta. Blog Corredor Pano, blog shawadawa, blog a alquimia da cura, Site IBGE, Site AMAC, Site Cidade-Brasil, Site Cidades-IBGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10