sexta-feira, 28 de abril de 2017

SOS AMAZÔNIA E EXECUTIVO MUNICIPAL FIRMAM PARCERIA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO ATES.

“O ATES tem previsão de duração de 30 meses, com atendimento aproximado de 1.100 famílias residente em 10 comunidades Polos: Restauração, Maranguape, Remanso, Novo Horizonte, Iracema, Foz do Breu, Caiporinha, Belfort, Acuriá e Novo Horizonte – Foz do Bajé”!

Reunião Com os Moradores da Vila Triunfo
Foi realizado no ultimo sábado, 22 de abril do ano em curso, na Vila Triunfo, com endereço no baixo Juruá uma reunião entre o Executivo Municipal, representando pelos seus Gestores maiores - Prefeito Isaac Piyãko e Vice Valdélio Furtado, Secretaria Municipal de Educação Laci Castelo Branco de Menezes, Vereador João Luciano, Gerente do DEPASA em Thaumaturgo Erisberto Freitas e representantes da SOS Amazônia.
A reunião foi realizada nas Dependências da Escola Marnízia Cruz e contou com participação de dezenas de moradores da própria vila e das comunidades vizinhas (Boa Vista e Oriente), e, teve por principal finalidade a firmação de parcerias entre a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo e as ações realizadas pela SOS Amazônia no município, em especifico o planejamento das ações do Projeto ATES na Reserva Extrativista do Alto Juruá.

O PROJETO ATES NA RESEX ALTO JURUÁ
 
Apresentação do Projeto
O Projeto ATES é dividido em três etapas: Oficinas de Apresentação e Diagnóstico Familiar; Planejamento Participativo; e Oficinas de Capacitação e Orientação Técnica, o projeto de Assessoria Técnica, Social e Ambiental (ATES) na Reserva Extrativista Alto Juruá tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem na Reserva, com foco na conservação dos recursos naturais, envolvendo três eixos fundamentais: organização social, fomento do extrativismo e produção sustentável, e comercialização.
Com duração de 30 meses, o projeto prevê atender, aproximadamente, 1.100 famílias. As oficinas acontecem em 10 comunidades Polos: Restauração, Maranguape, Remanso, Novo Horizonte, Iracema, Foz do Breu, Caiporinha, Belfort, Acuriá e Foz do Tejo, localizadas às margens dos rios Tejo, Juruá, Breu, Amônia e Arara, e nos igarapés Bajé, Caipora, São João e Acuriá.
O ATES na Resex Alto Juruá concentra suas ações no resgate do extrativismo e fortalecimento da produção agroecológica na região.
Várias instituições locais estão envolvidas na ação: Associação dos Seringueiros e Agricultores da Reserva Extrativista do Alto Juruá (ASAREAJ), Associação dos Seringueiros e Agricultores do Rio Juruá (ASAJURUÁ), Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, Câmara de Vereadores e Sindicado dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR).
Este projeto tem apoio financeiro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). E as atividades contam ainda com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Meio Ambiente, ICMBio e Serviço Florestal Brasileiro.

CONHECENDO A SOS AMAZÔNIA
 
Logo 
A Associação SOS Amazônia é resultado de uma expressão popular. É uma ONG com a missão de Defender a Amazônia. A entidade foi criada na década de 1980, época em que o desmatamento da Amazônia passou a ser divulgado internacionalmente e os seringueiros no Acre eram ameaçados por estar empatando a devastação das florestas. 
No dia 30 de setembro de 1988, um grupo de 35 pessoas na cidade de Rio Branco, compreendendo professores, estudantes universitários, servidores públicos e representantes do movimento social, criou a SOS Amazônia, tendo como objetivo principal, proteger a Floresta Amazônica, apoiando as populações tradicionais.
Com adesão de representantes do movimento social, a SOS Amazônia teve Chico Mendes como um dos fundadores. Desde então, o grupo passou a denunciar, sensibilizar e mobilizar a sociedade frente às crescentes agressões sofridas pela Floresta Amazônica.
A SOS Amazônia tem forte atuação no estado do Acre e áreas fronteiriças, com escritórios nos municípios acreanos Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Marechal Thaumaturgo, com atividades no Parque Nacional da Serra do Divisor e na Reserva Extrativista Alto Juruá.
Desde sua criação desenvolve projetos, propõe e implementa políticas públicas com foco na difusão de modelos e práticas para preservação da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável. Ganhou experiência e capacidade para gestão de Unidades de Conservação (UCs), também é referência no desenvolvimento da educação ambiental, no reaproveitamento dos resíduos sólidos e na participação voluntária em conselhos e comitês para regulamentação de leis e gestão de programas públicos.
E, para fortalecer mais ainda sua ação em unidades de conservação, nos últimos oito anos, ganhou também experiência no incremento da assistência técnica e extensão rural a comunidades tradicionais, alcançando cerca de duas mil famílias ribeirinhas no Vale do Juruá.
A atuação institucional é orientada por um Código de Ética, planejamento estratégico, controles internos descritos em Manual de Procedimentos e gestão contábil financeira transparente e auditada, combinada às diferentes iniciativas técnicas e políticas; tem importância reconhecida por diferentes parceiros governamentais, não governamentais, movimentos sociais e organismos internacionais. Tal conduta garantiu à SOS AMAZÔNIA o ‘Prêmio Bem Eficiente’ de gestão institucional, concedido pela Kanitz & Associados em 2004, às 50 entidades sem fins lucrativos que melhor administram seus recursos no país, com transparência e seriedade.

SEGUE ABAIXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DA REUNIÃO REALIZADA NA VILA TRIUNFO:













POR: CLEUDON FRANÇA.
INFORMAÇÕES: SITE DA SOS AMAZÔNIA.
PHOTOS: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE M. THAUMTURGO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10