sexta-feira, 28 de abril de 2017

ESCOLA ELVIRA FERREIRA GOMES INICIA PROJETO OSCAR DA LEITURA.

“A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão”. (Francis Bacon).
Logo do Projeto "Oscar da Leitura"!
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de centenas de alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros.
Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem.
É com essa visão que a Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes, iniciou no mês que se findou (abril) um projeto com foco na leitura, o qual leva o nome de “Oscar da Leitura”.
O Projeto de Leitura acontecerá de Abril a novembro de 2017, sendo uma aula de leitura semanal, sempre intercalada para que não seja interferido nas disciplinas, bem como em seus conteúdos. O concurso acontecerá durante as aulas, e os melhores trabalhos serão premiados com livros.
O “Oscar da Leitura” foi idealizado sob a justificativa da atual realidade que afastando cada vez mais os alunos do ato de ler. Aonde instrumentos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares.
Realidade que faz com que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A culminância do projeto será desenvolvida no dia 17 de Novembro com apresentação teatral, Leituras, declamação e apresentação das produções campeãs e a publicação do livro com os textos dos alunos. Além disso, será organizado um tapete vermelho, onde os alunos que mais se destacaram durante a realização do projeto, receberão medalhas.  A premiação será feita com os seguintes critérios: melhor contador de histórias e melhor narrador.

POR: CLEUDON FRANÇA.
REGISTRO FOTOGRÁFICO: AUTORIA DO PROJETO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10