segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Na sua terra, com o seu povo e sua família... Alinhando força e coragem para enfrentar os desafios de ser o primeiro prefeito indígena de Marechal Thaumaturgo.

Isaac Piyãko é um dos seis prefeitos indígenas eleitos no Brasil no último processo eleitoral. Filho de Dona Francisca (dona Pitty) e Sr. Antônio Piyãko, que lutou pela demarcação das terras indígenas da TI Kampa do Rio Amônia, e muito contribui no processo de demarcação da primeira reserva extrativista do Brasil e com a no processo da própria emancipação de nossa municipalidade, vem escrevendo um novo capítulo da história desse município de fronteira brasileira, de acesso somente por via fluvial ou área.
Com humildade e simplicidade Isaac Piyãko vem vencendo desafios, injurias e preconceitos. Ele entrou para a política com intuito de fazer o bem para a sociedade em geral, para o branco, o índio; sem distinção de cor, raça ou etnia.
“Um índio governar um município e os povos não indígenas é uma alegria e privilégio. Existe muito o racismo e preconceito contra nós indígenas. Acredito que se eu fizer um bom governo, parte desse preconceito será eliminado, ou em parte diminuído... ouvimos muito que somos caboclos e onde já se viu deixar um caboclo governar. Quero mostrar, por meio de uma boa gestão, que nós índios somos capazes também. É preciso ter respeito a todas as raças”.
Durante a sua jornada para chegar ao posto máximo da administração pública municipal, ele já dizia sentir falta de caçar, de pescar, de usar a kushma, da festa da piyarentsi (caiçuma) e do convívio familiar (pai, mãe e irmãos). Os filhos sentiam falta de tomar banho no rio, e das demais vivencias da aldeia.
Agora residindo na sede; a saudade sempre aperta, mas os Ashaninkas estão acostumados a resistir quando a causa é nobre, e sempre quando retorna ao seio de sua terra, nos braços de seu povo e no convívio de sua família é um motivo de alegria, de renovar as forças e as energias para dar continuidade as benfeitorias que sua gestão está trazendo ao município de Marechal Thaumaturgo, que caminha a passos largos rumo ao progresso, sob a gestão do primeiro prefeito indígena do estado do Acre e do Município de Marechal Thaumaturgo – Isaac da Silva Piyãko.
















Por: Cleudon França – Assecom/PMMT.
Registro Fotográficos: Cleudon França - Assecom/PPMT.

Um comentário:

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10