domingo, 5 de agosto de 2018

SCFV: À Serviço da Comunidade Thaumaturguense!

“Servindo a comunidade thaumaturguense! Educando, cuidando e protegendo Crianças, Adolescentes e Jovens em Vulnerabilidade Social”!
Ação no Ginásio Poliesportivo 
Trabalhar politicas sociais para crianças, adolescentes e jovens tem sido um dos grandes desafios de todas as gestões municipais do estado e até mesmo do País. Porém, Marechal Thaumaturgo, tem obtidos grandes avanços nessa área graça ao empenho e olhar especial dos Gestores Isaac Piyãko e Vice Valdélio Furtado e da Gestora da Pasta de Assistência Social do Município – Secretária Fátima Souza Cruz.
As ações e programas implementados no munícipio tem mudado a sina de centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com seus direitos violados. Ações que se complementam com a dedicação de profissionais que abraçam a causa, que se identificam com os problemas, que procuram deixar sua contribuição na formação cidadã de centenas de meninos e meninas.
Um desses programas que muito vem somando no processo de mudança da condição juvenil de centenas de crianças, adolescentes e jovens nessa ultima municipalidade acreana e brasileira é o SFCV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; que no município é Coordenado pela Professora Pedagoga Vanderlúcia Maria Pereira da Silva, que coordena uma equipe de 05 (cinco) dedicados Orientadores Sociais: Márcio Martins, Elquicio Batista, Tiago Nascimento, Danúzia e Leidinalva que são os olhos e a voz de um publico tantas vezes esquecidos e desprovidas de politicas publicas sociais. O SCFV é ofertado pelo CRAS Dona Ida de Oliveira que é Coordenado pela Professora Suzana Amaral que coordena uma equipe composta pelas Técnicas de Referencia Social Jaiza e Fernanda e Ariane Patrícia (Psicóloga), dentre outros profissionais.
São várias as atividades trabalhadas com as centenas de usuários de diferentes faixas etárias de idade: atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, recreativas e informativas dentre outras, além de também temas específicos ao publico infantil e infanto juvenil: Estatuto da Criança e do Adolescente, Trabalho Infantil, dentre outros.
Os desafios para realizar certas atividades ou ações são grandes e adversos, tendo em vista a falta de espaço físico apropriado para determinadas ações, mas nada que a força de vontade de uma equipe dedicada e empenhada não resolva; aonde nem o sol, nem a chuva e nem a distancia impede de levar politicas publicas sociais de qualidade a dezenas de meninos e meninas que encontram no referido serviço à oportunidade de participar de atividades que por tantas vezes lhe foram lhe negados. Atividades que contribuem na formação cidadã de crianças e adolescentes que tão cedo já convivem com a violação de seus direitos.

Gestores Com Olhar Especial Para as Politicas Sociais.
 
Prefeito Isaac Piyãko, Vice-Prefeito Valdélio Furtado e Secretária de Assistência Social Fátima Souza Cruz
O investimento em politicas sociais tem sido uma das prioridades da Gestão do Prefeito Isaac Piyãko e do Vice-Prefeito Valdélio Furtado e da Gestora da Pasta da Secretaria Municipal de Assistência Social – Secretária Fátima Souza Cruz.
São muitas as politicas públicas sociais trabalhadas no município através da pasta de Assistência Social, ações que beneficiam todos os públicos (masculino e feminino) e faixas etárias de idade (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). Ações que são levadas aos munícipes da sede e das comunidades ribeirinhas.
Politicas sociais de grande relevância, pois levam dignidade e cidadania aos moradores da zona rural e urbana de uma das mais isoladas municipalidade brasileira, aonde seus munícipes muito necessitam e muito carecem de certas ações que dificilmente eram tidas como prioridades por algumas administrações. Ações que promovem princípios de cidadania, que promovem lazer, que confraternizam e que socializam.
O trabalho social e o investimento em politicas (ações) sociais serão com certeza umas das marcas e um dos grandes legados da Gestão do Primeiro Prefeito Indígena de Marechal Thaumaturgo e do Estado do Acre – Prefeito Isaac Piyãko, que acredita e trabalha diariamente por dias melhores para essa municipalidade castigada e sempre a mercê da politicagem, e que agora vislumbra um horizonte de esperanças e dias melhores.
Conhecendo Melhor o SCFV
Equipe do SCFV de Marechal Thaumaturgo
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS – Sistema Único de Assistência Social que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias - PAIF e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos - PAEFI.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.
É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Podem participar crianças, jovens e adultos; pessoas com deficiência; pessoas que sofreram violência, vítimas de trabalho infantil, jovens e crianças fora da escola, jovens que cumprem medidas socioeducativas, idosos sem amparo da família e da comunidade ou sem acesso a serviços sociais, além de outras pessoas inseridas no Cadastro Único.
O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
Os usuários do SCFV de Marechal Thaumaturgo são organizados em grupos, a partir de faixas etárias ou intergeracionais: crianças até 06 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e Adolescentes de 15 a 17 anos.
Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Segue Abaixo o Registro Fotográfico das Atividades Artísticas, Culturais, de Lazer, Esportivas e Recreativas Trabalhadas o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Marechal Thaumaturgo.





















































Por: Cleudon França.
Registro Fotográfico: Cleudon França, João Paulo Cunha, Gabriel Pereira, Márcio Martins, Tiago Nascimento, Elquicio Batista, Danúzia Santos, Leidinalva, Vanderlúcia Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10