terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Marechal Thaumaturgo realiza sua 1ª Conferencia Municipal de Meio Ambiente

“Emergência Climática - O Desafio da Transformação Ecológica.”

Abertura da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente de Marechal Thaumaturgo/AC

Nos últimos anos, o mundo tem sofrido com eventos climáticos extremos -  como grandes secasinundações, históricas ondas de calor, incêndios florestais, aumento do número de tornados e furacões… Só em 2024, diversos países estão enfrentando grandes problemas em consequência da crescente mudança climática

Em maio deste ano, o Brasil vivenciou uma de suas piores tragédias climáticas ocorridas no estado do Rio Grande do Sul, que teve grande parte de suas cidades tomadas pelas águas com a maior enchente de sua história, gerando destruição e deixando milhares de desabrigados. 

Em nosso estado, neste mesmo ano de 2024, mais de 20.00 pessoas ficaram desabrigadas devido as históricas alagações, aonde 17 (dezessete) dos 22 (vinte e dois) municípios acreanos ficaram em situação de emergência por conta do transbordo de rios e igarapés.

Em nosso município, neste mesmo ano, houve uma das maiores secas já registrada, a qual, além de afetar as produções agrícolas - com a perda de extensas áreas de plantações de alimentos e mortandade de várias espécies animais essenciais para a subsistência das comunidades ribeirinhas, povos originários e da população em geral. O número de queimadas também foi elevado, sem falar da grande enchente que ocorreu no início do ano, aonde mais de 7 mil pessoas, foram afetadas pela cheia e mais de 1.200 tiveram que sair de casa.

 Procurando dar sua resposta e contribuição ao enfrentamento e combate das mudanças climáticas, a Prefeitura Municipal de Marechal Thaumaturgo/AC na pessoa de seu gestor maior, Prefeito Valdélio Furtado através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) – Secretário Cleudon França, atendendo convocatória do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), realizou ao longo dos dias 05 e 06 de dezembro sua 1ª Conferencia Municipal de Meio Ambiente (1ª CMMA/MTH) - constituindo-se em instância de participação social que tem por atribuição a definição de propostas sobre Emergência Climática para subsidiar a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima.

 

A 1ª CMMA/MTH teve por objetivo analisar, propor e deliberar propostas com base na realidade local, e eleger pessoas delegadas para 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, nos termos da Portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) Nº. 1. 079 de 10 de Junho de 2024, que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente - 5ª CNMA. Assim como a Nacional, a 1ª Conferencia Municipal de Meio Ambiente de Marechal Thaumaturgo   tem como tema “Emergência Climática - O Desafio da Transformação Ecológica”.

O inédito evento no município foi realizado na sede do Legislativo Municipal e contou com um publico total de mais de 100 (cem) participantes credenciados nos 02 (dois) dias de evento, dentre órgãos do poder publico municipal, estadual e federal, sociedade civil, exército brasileiro – destacamento especial de fronteira Thaumaturgo de Azevedo, Instituto Yorenka Tasorentsi, Associação Jovens Guerreiros da Floresta, colaboradores municipais, estudantes do ensino fundamental e médio, professores, ativistas ambientais, profissionais da área e autoridades municipais.

O histórico evento, com participação da sociedade, objetivou ainda fortalecer – com ideias e propostas, o sistema de administração da qualidade ambiental do município, definindo diretrizes para as políticas ambientais do município. Evento que foi encerrado com a eleição dos delegados (as) representantes da sociedade civil e poder público que representarão o município de Marechal Thaumaturgo na Conferencia Estadual de Meio Ambiente convocada para os dias 13 e 14 de março de 2025.
























Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: |Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur).

terça-feira, 26 de novembro de 2024

08 munícipios Acreanos melhoram condições de vida de crianças e adolescentes e conquistam Selo UNICEF

Apoio do UNICEF foi fundamental para estes municípios melhorarem mais do que a média nacional em saúde, educação e proteção contra violências

II Fórum Comunitário do Selo UNICEF - Município de Marechal Thaumaturgo

O Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil (UNICEF) revela, nesta quarta-feira, as 08 (oito) cidades do Acre que mais melhoraram as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024. Essas cidades avançaram mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência – e agora recebem o Selo UNICEF.

Para chegar a grandes resultados, as cidades premiadas se empenharam em cuidar bem da primeira infância e da adolescência; melhorar a educação – da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho –; investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa; proteger crianças e adolescentes das violências; e garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Todas elas participam do Selo UNICEF, estratégia do UNICEF - tendo a Visão Mundial como parceira de implementação no Acre, destinada a apoiar cidades das regiões mais vulneráveis do País para que melhorem políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Após quatro anos engajadas na iniciativa, essas 08 (oito) cidades conseguiram melhorar mais do que a média nacional em diferentes áreas, com destaque para: imunização, educação e proteção contra as violências.

“Não estamos falando das cidades com os melhores indicadores, mas das cidades que mais melhoraram em relação à situação em que elas estavam em 2021. O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, explica Youssouf Abdel-Jelil, Representante do UNICEF no Brasil.

Embora ainda existam grandes desafios, os avanços alcançados pelos municípios que recebem o Selo UNICEF devem ser celebrados. “O que estamos fazendo nas regiões Norte e Nordeste é um trabalho de larga escala, visando a garantia de direitos fundamentais para milhares de meninos e meninas. É importante que essas cidades continuem se desenvolvendo e evoluindo para que crianças e adolescentes que vivem ali possam ter uma trajetória plena, com oportunidades, sendo protegidos e com melhores condições para viver”, complementa Youssouf Abdel-Jelil.

O Selo UNICEF será entregue, oficialmente, aos municípios do Acre em uma cerimônia nessa quarta-feira, 27 de novembro, no Ministério Público do Acre. A ação também conta com a parceria do Governo Estadual do Acre, onde o representante entregará em mãos o certificado do trabalho aos ganhadores. O evento começa a partir das 8h na Rua Marechal Deodoro 472, Centro - MP/AC.

A seguir, as principais conquistas que esses municípios alcançaram em quatro anos:

Mais Crianças Imunizadas

Adesão dos Municípios a BAV - Busca Ativa Vacinal

Coberturas vacinais melhoraram mais nos municípios alagoanos certificados com o Selo UNICEF em comparação à média nacional. Enquanto, no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D21 aumentaram 2,6% (de 64,27% para 65,91%), nos municípios certificados pelo Selo UNICEF no Acre o aumento foi de 37,6% (de 55,2% para 75,9%).

“Após anos de queda nas coberturas vacinais infantis, a retomada da imunização merece ser comemorada. Vacinas criaram uma barreira protetora para toda a comunidade, impedindo que diversas doenças cheguem à população. Vimos, nos municípios que agora recebem o Selo UNICEF, grandes esforços que ultrapassaram os muros das unidades básicas de saúde e alcançaram escolas, CRAS e outros espaços e equipamentos públicos. Os dados nos mostram que ainda há muito a fazer para chegar aos 95% de cobertura previstos pela OMS. Mas estamos no caminho certo”, defende Luciana Phebo, chefe de Saúde do UNICEF no Brasil.

Mais Crianças na Escola, Aprendendo!

Implementação do Programa Lavagem de Mãos nas Escolas de Ensino Infantil

O abandono escolar caiu mais nos municípios certificados pelo Selo UNICEF, em comparação à média nacional. No Brasil, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%, passando de 1,3% para 0,8%. Já nos municípios certificados do Acre, a queda foi maior: 70,9% (saindo de 1,3% e chegando a 0,4%).

“Há, no Brasil, uma naturalização do fracasso escolar, fazendo com que a sociedade aceite que um perfil específico de estudante abandone a escola, ingresse de forma precária no mundo do trabalho ou na criminalidade, se mantenha na pobreza e esteja mais suscetível às diversas violências, incluindo os homicídios. Quando vemos cidades reduzindo o abandono escolar, estamos diante de um resultado potente, capaz de garantir que mais meninos e mais meninas tenham trajetórias de sucesso, com direitos garantidos”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Mais Crianças Protegidas

Campanha de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Quando falamos da proteção de crianças e adolescentes contra as violências, é fundamental que essas ocorrências deixem de ser invisibilizadas e possam ser melhor prevenidas e endereçadas. Para tanto, existe um sistema de registro e encaminhamento de casos pelos Conselheiros Tutelares, chamado Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia), que está disponível em todo o País, mas que nem sempre é utilizado.

A adesão e o uso adequado do Sipia estavam entre as ações que os municípios que agora recebem o Selo UNICEF deveriam realizar. Nas cidades certificadas no Acre, o número de notificações de violências contra crianças e adolescentes aumentou, passando de 61 notificações em 2020 para 9.506 em 2023. No mesmo período, nacionalmente, as notificações aumentaram de 118.995 para 578.859.

“Tirar a violência da invisibilidade é o primeiro passo para proteger crianças e adolescentes. Os avanços nos registros de casos mostram que havia milhares de meninas e meninos sofrendo diferentes tipos de violência, sem que o poder público soubesse e pudesse atuar. Com esses casos registrados, toda uma rede de proteção pode ser acionada”, explica Vanessa Wirth, chefe interina de proteção à criança do UNICEF no Brasil.

Sobre os Dados

Capacitação com o Parceiro Implementador no Acre - Visão Mundial

Os dados contidos nesse release têm como base fontes oficiais: Vacinação: Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI); Abandono Escolar: Censo Escolar da Educação Básica; SIPIA: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).

Selo UNICEF

1º Fórum do Programa Selo UNICEF em Marechal Thaumaturgo

O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial. A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.

Para implementar o Selo UNICEF nas regiões Norte e Nordeste do País, o UNICEF conta com as parcerias estratégicas de B3 Social, Grupo Profarma, Instituto Claro, Itaú Social e RD Saúde.




Por: Cleudon França – Informações Arlisson.

Photos: Arquivo Pessoal Cleudon França.

terça-feira, 19 de novembro de 2024

Marechal Thaumaturgo convoca para os dias 05 e 06 de dezembro sua 1 ª Conferencia Municipal do Meio Ambiente.

Entes públicos e privados, organizações da sociedade civil, instituições e entidades e cidadãos impactados pelas mudanças climáticas estão sendo convidados a participar das discussões e contribuir na criação de soluções!

Ação de Plantio de Mudas de Plantas na Semana do Meio Ambiente - Prefeito Valdélio Furtao e Equipe SEMATUR

A pioneira iniciativa no município será realizada na sede do Legislativo Municipal nos dias 05 e 06 de dezembro, atendendo convocatória da portaria de Nº. 1.079 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática que convoca a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Alinhada às discussões nacionais e internacionais sobre a emergência climática do planeta, a Prefeitura de Marechal Thaumaturgo através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) realizará a sua 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com o objetivo de mobilizar todos os entes públicos, privados e cidadãos envolvidos direta ou indiretamente nas atividades que possuem impacto ambiental.

Com o tema nacional “Emergência Climática e os Desafios da Transformação Ecológica”, a conferência municipal tem a missão de eleger delegados e propor projetos, que serão levados à conferência estadual, somando-se às ideias de outras municipalidades acreana e, por fim, apresentados na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiental, que será realizada em maio de 2025.

Cleudon França, Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Marechal Thaumaturgo, lembra que as ações em nível local, realizadas junto a pasta de Meio Ambiente e o Programa Selo UNICEF através do Grupo de Adolescentes e Jovens - NUCA, já conseguem impactar a realidade dos mais afetados pelas mudanças climáticas e que as boas iniciativas podem atender demandas de outras localidades, por isso precisam ser compartilhadas.

“Tivemos um ano de grandes impactos no que se refere as mudanças climáticas – com cheias, secas, ondas de calor e friagens históricas. Isso é uma demonstração clara do resultado das ações humanas no Meio Ambiente. Nos últimos meses frente a pasta da SEMATUR/MTH junto com o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) desenvolvemos projetos e iniciativas que já resultaram em uma devolutiva positiva perante a comunidade local. Nossa meta agora é ouvir a comunidade, entender melhor as necessidades e propor novas ações”, pontua França.

“Precisamos muito que a população participe e não só os representantes de órgãos e entidades. O cidadão está na ponta do processo, ele sofre as consequências do desequilíbrio climático e muitas vezes não tem ferramentas para resolver ou sair daquela situação. Por isso, convidamos a todos para participar das discussões”, ressalta Jardenilson Vieira, Técnico Ambiental da SEMATUR/MTH.

A Conferência será uma grande oportunidade para reunir toda a sociedade thaumaturguense, juntamente ao Poder Público, para discutir e entender melhor o que é a emergência climática e o que deve ser feito para se adequar a esse cenário. Os participantes poderão apresentar propostas para enfrentar o aumento global da temperatura e suas consequências dentro dos cinco eixos definidos pela 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente: 

·       Mitigação: redução da emissão de gases de efeito estufa.

·       Adaptação e preparação para desastres: prevenção de riscos e redução de perdas e danos.

·       Justiça climática: superação das desigualdades.

·       Transformação ecológica: descarbonização da economia com maior inclusão social.

·       Governança e Educação Ambiental: participação e controle social.

“Pretendemos também, com a participação da sociedade, fortalecer – com ideias e propostas, o sistema de administração da qualidade ambiental do município, definindo diretrizes para as políticas ambientais do município”, enfatiza a Coordenadora de Meio Ambiente do município, Silvia Maria Costa.

 

Emergência Global

Mudanças Climáticas - Uma Emergência Global

Segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, 2023 foi o ano mais quente da história com impactos em todas as regiões do país, gerando ondas de calor, inundações e secas severas.

Ainda segundo o ministério, já existe um consenso entre os cientistas que o aumento constante da temperatura do planeta é uma consequência direta da alta concentração de gás carbônico e outros gases do efeito estufa na atmosfera, resultado da queima de combustíveis fósseis, que responde pela maior parcela da situação.

A COP 30 (Conferência do Clima), que será realizada em 2025, em Belém (PA), terá o objetivo de fortalecer os compromissos globais em relação à emergência climática. A meta é limitar o aquecimento do planeta a, no máximo, 1,5ºC acima dos níveis registrados antes do período industrial.









Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Arquivos SEMATUR/MTH.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

Governo do Estado e Prefeitura Municipal Realiza Capacitação do SIPIA com os Conselhos Tutelares e Conselheiros de Direitos de Marechal Thaumaturgo.

Capacitação do SIPIA em Marechal Thaumaturgo - Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direitos

Teve início na manhã dessa quinta-feira (14/11) na Escola Estadual de Ensino Médio Elvira Ferreira Gomes, a capacitação com os Conselheiros Tutelares (titulares e suplentes) e Conselheiros de Direitos (CMDCA) sobre o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA).

Momento que contou a presença do gestor maior do município - Prefeito Valdélio Furtado e dos Secretários Municipais de Assistência Social – Nagiênia Bezerra e de Meio Ambiente e Turismo – Cleudon França, que também é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além dos Conselheiros Tutares e de Direitos.

Ocasião em que as falas foram voltadas a importância da capacitação, que há tempo era reivindicado no município; onde o chefe da Divisão de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SEASDH e instrutor da Capacitação, Marcos Thalles, ressaltou a grande importância da capacitação e também outras pertinentes aos direitos humanos – que estende toda área de atuação dos Conselheiros Tutelares!

 O SIPIA fundamenta-se no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e tem três objetivos primordiais: operacionalizar, na base, a política de atendimento aos direitos, possibilitando uma leitura objetiva e completa da queixa ou situação apresentada ao Conselho Tutelar; Encaminhar a aplicação da medida mais adequada para sanar a situação e restabelecer o direito violado; subsidiar as demais instâncias – Conselhos de Direitos e autoridades competentes – na formulação e gestão de políticas de atendimento.

É um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele (SIPIA) oferece dados agregados em nível municipal, estadual e nacional, constituindo-se como uma base única nacional para a formulação de políticas públicas no setor.

Em Marechal Thaumaturgo, a capacitação se estende até sábado (16), a qual, como já mencionado estão sendo aplicada no Laboratório de Informática da escola Elvira Ferreira Gomes, nos turnos matutino e vespertino. Onde estende-se os agradecimentos ao gestor da referida instituição de ensino – Diretor Celso Bezerra, pelo acolhimento e parceria.











Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Cleudon França e Ariel Sales.

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10