domingo, 18 de março de 2018

Marechal Thaumaturgo Inicia Sua 2ª Jornada no Programa Selo UNICEF Município Aprovado – Uma Agenda Pela Infância!

“O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para Infância-UNICEF voltada à redução das desigualdades e à garantia de direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA”!
Capacitação em Rio Branco
Marechal Thaumaturgo é hoje um Município Selo UNICEF Aprovado!  O que isso significa ou quer dizer? Isso que dizer que nossa municipalidade tem politicas públicas que visam à redução de desigualdades e a garantia dos direitos de suas crianças e de seus adolescentes – reconhecidas pelo UNICEF. Reconhecimento e conquista obtida graças ao empenho e dedicação da Gestão anterior, em realizar todas as ações necessárias e de forma eficaz para que no final o ciclo o município fossem certificado como aprovado, dentre as melhores colocações da Unidade Federativa.
Agora, a Gestão de Isaac Piyãko e Valdélio Furtado, procura dar continuidade às politicas públicas que reduzam desigualdades e garantam os direitos das crianças e adolescentes de Marechal Thaumaturgo, o Município inicia sua 2ª Jornada no Programa que será culminado no final de 2020.
O primeiro passo foi a Adesão do Município – já feito pelo Prefeito Isaac Piyãko, Secretária de Assistência Social – Fátima Souza Cruz, Secretária de Educação – Laci Castelo Branco e Secretário de Saúde – José Maria. Os passos posteriores foram/são: preparo do munícipio para a formação da Comissão Intersetorial (escolha do Articulador e do Mobilizador de adolescentes e jovens), inicio da implementação das ações do Selo UNICEF, inicio do ciclo de capacitações, implementação do núcleo de Cidadania de Adolescentes, realização dos fóruns comunitários e reuniões intermediária de acompanhamento, inicio da utilização das plataformas de acompanhamento do Selo UNICEF, avaliação e Certificação do Município.
Após definir a sua Comissão Intersetorial – definida em reunião no ultimo dia 09 de março, como a presença do Prefeito Isaac Piyãko, e dos Secretários Municipais - Fátima Souza Cruz (Assistência Social), Laci Castelo Branco (Educação, Cultura e Desportos) e José Maria (Saúde), Presidente do CMDCA e Mobilizador – João Paulo Cunha e Articulador – Cleudon França; o Munícipio se encaminha agora para a realização da 6ª Etapa do Programa – em um total de 09: Realização do 1º Fórum Comunitário previsto para ser realizado na ultima semana de Maio.
A Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência que vai comandar as ações do programa no quatriênio 2017-2020 será composta por: Cleudon França – Articulador, João Paulo Cunha – Presidente do CMDCA e Mobilizador, Andrêis Lima Bezerra – Conselho Tutelar, Rosangela Santos – Secretaria de Saúde, Vanderlúcia Pereira – Assistência Social, Gilvânia Bezerra – Educação e os Adolescentes Elizandro (Escola Elvira Ferreira Gomes) e Irlan Borges (Escola Justiniano de Serpa).

Os Fóruns Comunitários/1º Fórum Comunitário
 
Capacitação em Rio Branco
Os Fóruns Comunitários são espaços de: encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais, mas também de participação social. São neles que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência.
O Primeiro Fórum Comunitário, previsto para ser realizado na ultima semana de maio, tem como meta: Realizar diagnóstico participativo da situação das crianças e adolescentes do município e a reflexão conjunta sobre os diversos fatores de desigualdades; e como Propósito: Ser um espaço de escuta e levantamento de propostas da sociedade civil para a elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes.

O Que é o Selo UNICEF 2017-2020


O Selo UNICEF 2017-2020 tem 1. 901 (mil novecentos e um) municípios inscritos. É realizado em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia. É uma iniciativa do UNICEF para: Redução das desigualdades e Garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Tem como metas Fortalecer as políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, além de Qualificar as políticas de promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, Incentivar o desenvolvimento de políticas intersetoriais para garantir direitos de meninos e meninas, Promover a gestão por resultado, Desenvolver capacidades dos gestores municipais (Equipes municipais qualificadas para trabalharem de maneira coordenada e com foco nos resultados), Estimular a mobilização social e a participação dos adolescentes (Sociedade civil e adolescentes ativamente participando de todas as etapas do Selo).

Como o Município Implementa o Selo UNICEF


O Munícipio implementa o Selo UNICEF através dos seguintes fatores: Indicadores de Impacto (é a mudança social que se deseja alcançar, no que se refere à redução das desigualdades e garantia de seus direitos), Resultados Sistêmicos (se referem à implementação e qualificação de serviços, programas e políticas públicas voltados à infância e adolescência), Capacitações, Fóruns Comunitários, Plataformas virtuais e NUCAs e JUVAs.
Portanto, o Selo propõe: o acompanhamento do desempenho de 11 indicadores, Um conjunto de 17 resultados sistêmicos, que expressam as mudanças que devem ser geradas, ao longo da edição, no âmbito das políticas públicas municipais, Já os resultados sistêmicos expressam as mudanças esperadas na estruturação, acesso e qualidade dessas políticas públicas e incluem programas intersetoriais, leis municipais e ações continuadas que se insiram e se consolidem nos municípios.

Desafios a Serem Realizados


Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o UNICEF propõe nesta edição do Selo UNICEF um conjunto de oito desafios:
ü  Esporte para o desenvolvimento.
ü  Alimentação saudável e redução da obesidade
ü  Lei da Aprendizagem.
ü  #InternetSemVacilo – Segurança na Internet.
ü  #PartiuMudar – Educação para a Cidadania Democrática
ü  Fora da Escola não Pode – Inclusão escolar.
ü  Saúde sexual e reprodutiva.
ü  Enfrentamento ao racismo e à desigualdade de gênero.

Segue Abaixo o Registro Fotográfico da Capacitação do Articulador e Presidente do CMDCA em Rio Branco e Reunião Com Prefeito e Secretários Municipais em Marechal Thaumaturgo Para Apresentação do Programa.



















Por: Cleudon França.
Registros Fotográficos: Cleudon França e João Paulo Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10