“Você nunca sabe que resultados virão de suas ações. Mas se
você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Ghandi.
Que nada. Com certo constrangimento, o (a) Professor (a) tornou a pedir silêncio
educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na
conversa. Foi aí que o (a) Professor (a) perdeu a paciência e deu a maior
bronca que eu já presenciei.
“Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez”, disse, levantando
a voz e um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o (a) Professor
(a) continuou.
“Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós
Professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos
observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem
alguma diferença no futuro. Apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e
contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das
pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume. São medíocres e passam
pela vida sem deixar nada de útil”.
O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo. Se vocês
prestarem atenção notarão que de 100 Professores, apenas cinco são aqueles que
fazem a diferença. De cem garçons, apenas cinco são excelentes. De cem
motoristas de Táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais. E podemos
generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente
especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois
se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e
colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma
boa aula e dormiria tranquilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só
o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar
uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita
pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo
pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de….
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que
o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em
todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas daquele
mestre professor (a) durante todo o semestre. afinal quem gostaria de
espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas dele (a), mas a bronca eu nunca
mais esqueci. Para mim, aquele Professor (a) foi um dos 5% que fizeram a
diferença em minha vida. De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então,
tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não
há como saber se estamos indo bem ou não. Só o tempo dirá a que grupo
pertencemos.
Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo
que fazemos, se não tentarmos fazer tudo o melhor
possível, seguramente sobraremos na turma do resto.
A todos
os leitores e amigos um ótimo final de semana!
BY CLEUDON FRANÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário