quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PARABÉNS CRUZEIRO DO SUL!

“A Capital do Juruá Comemora Seus 112 Anos de Fundação”!
 
VISTA DO CENTRO DE CRUZEIRO DO SUL - CATEDRAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA

Conhecida como a Capital do Juruá, a segunda maior cidade do nosso Estado – a bela Cidade de Cruzeiro do Sul, comemora seus 112 (cento e doze)anos de fundação!
Todos os moradores do Juruá – Municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Mâncio Lima tem uma segunda casa, uma segunda naturalidade: Cruzeiro do Sul!
Este município fundado no dia 28 de Setembro de 1904, abriga sonhos e esperança de dias melhores para milhares de acreanos residentes no Vale do Juruá. Os quais de alguma forma se sentem “natural” de Cruzeiro do Sul.
O Município de Marechal Thaumaturgo emancipado no dia 28 de Abril de 1992, tem laços históricos com Cruzeiro do Sul, do qual foi uma Vila. O próprio nome de nossa municipalidade (Marechal Thaumaturgo) é uma homenagem ao intendente do Departamento do Alto Juruá (Marechal Thaumaturgo Gregório de Azevedo), o qual liderou – vindo de Cruzeiro do Sul a chamada Guerra da Trincheiraque libertou o Município de Marechal Thaumaturgo – na época Vila do domínio Peruano.
Não são poucos os laços dos demais municípios do Juruá com Cruzeiro Sul, seja na Economia (compra e venda), na busca da Educação (ensino técnico ou superior), na busca por Lazer... Cruzeiro do Sul é um elo de ligação entre todos os moradores do Juruá.
O município, cujo nome foi inspirado na Constelação "Cruzeiro do Sul", surgiu da implementação do decreto de 12 de Setembro de 1904, quando o Coronel do Exército Brasileiro Gregório Thaumaturgo de Azevedo instalou a sede provisória do município, em um local denominado "Invencível", na foz do Rio Moa. Teve sua fundação oficializada em 28 de Setembro de 1904, quando a sede do Departamento do Alto Juruá foi transferida para Cruzeiro do Sul. A área escolhida chamava-se "Centro Brasileiro" e foi adquirida do Sr. Antônio Marques de Menezes pelo governo da União. Era localizado à esquerda do barracão central da casa de farinha e de algumas barracas isoladas.
Em 17 de Novembro de 1903, o território do Acre, incorporado ao Brasil pelo Tratado de Petrópolis, foi dividido em três departamentos: Alto Juruá, Alto Purus e Alto Acre, todos independentes entre si e diretamente subordinados ao Governo da União. Cada um dos departamentos era administrado por um Intendente - cargo parecido com o de prefeito atual, só que nomeado pelo Presidente da República, até 1920.
No dia 28 de setembro de 1904, o Coronel Thaumaturgo, através do Decreto N° 4, autorizava a transferência da sede da Prefeitura para o Seringal Centro Brasileiro, à margem esquerda do Juruá, pois no antigo lugar faltava área suficiente para o desenvolvimento futuro da cidade, além do problema das inundações periódicas, resultantes das enchentes do rio. Na área do Centro Brasileiro, a geografia apresentava muitas colinas (terras livres de inundações), facilitando a implantação da futura cidade de Cruzeiro do Sul, atendendo, ainda, outras considerações de ordem administrativa e comercial. Não se sabe, exatamente, de quem foi a idéia de dar o nome à sede da prefeitura do Alto Juruá de Cruzeiro do Sul, mas a denominação é estabelecida no artigo 2° do Decreto e, com certeza, tem por inspiração a constelação do Cruzeiro do Sul.
É conhecida como a "Terra dos Náuas", uma tribo indígena local que ocupava a área antes da chegada dos brancos na região.[8] Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam o seu povo e cultura. A cidade é ligada ao município de Rio Branco - Acre, do qual dista 632 quilômetros, por via Terrestre. Alguns pontos turísticos:
v CATEDRAL DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA: construção de 1957 em estilo germânico, com forma octogonal e, no seu interior, um painel representando a mãe de Jesus, abrangendo todo o Fundo do Altar-mor.
v FÓRUM CIVIL CAIO VALADARES (Comarca): construído em estilo neoclássico. Funcionou como o primeiro Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Na Biblioteca, obras estrangeiras raras e mobiliário do começo do século XX.
v ESTAÇÃO DO PORTO: estilo colonial inglês, com arco moldado em ferro fundido na Inglaterra, no ano de 1912.
v IGARAPÉ PRETO: está localizado às margens da rodovia que liga a cidade ao aeroporto. Tem uma praia muito agradável, de areias claras e finas, contrastando com a água escura, límpida e transparente.
v INSTITUTO SANTA TEREZINHA: bastante visitado por sua arquitetura colonial. Abrigou a primeira escola de 1° e 2° graus de Cruzeiro do Sul.
O hino de Cruzeiro do Sul foi escrito por Fran Paxeco. A música foi composta por C. Ciarline.

TEATRO DOS NÁUAS

PRAÇA DOS TAXIS

CENTRO DE CRUZEIRO DO SUL

IGARAPÉ PRETO

AEROPORTO INTERNACIONAL DE CRUZEIRO DO SUL

PONTE DA UNIÃO

IGARAPÉ PRETO

POR: CLEUDON FRANÇA (COM PESQUISA NO GOOGLE - WIKIPÉDIA).

PHOTOS: RETIRADAS DO SITE GOOGLE IMAGENS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10