quarta-feira, 27 de junho de 2018

Contagem Regressiva Para a Festa do Produtor Rural de Marechal Thaumaturgo.


Banner da Atração de Encerramento
A Municipalidade da ultima fronteira brasileira entra na contagem regressiva para uma de suas maiores festas populares – a festa do produtor rural, que se realiza através do 3º Festival do Feijão do Município.
Marechal Thaumaturgo possui hoje a maior diversidade de grãos de feijão do Estado do Acre. O 3º Festival do Feijão, hoje marca agenda regional do Juruá, garantindo avanços no fortalecimento da agricultura familiar e no desenvolvimento econômico local.
A 3ª edição do festival objetiva incentivar a cultura dos produtores e empreendedores que ao longo do ano trabalham e fortalecem a agricultura local. Será um momento de proporcionar oportunidades de negócios, fomentar a integração do turismo local, fortalecer a produtividade do sistema agrícola já existente e, sobretudo melhorar a qualidade de vida da população Thaumaturguense.
Durante o evento – a Festa do Produtor Rural de Marechal Thaumaturgo serão realizadas atividades de lazer, esportivas, culturais, entretenimento, negócios, educação, conscientização ambiental, gastronomia, capacitação e consultoria para fortalecer os processos produtivos do Feijão.
Segue abaixo a programação do evento:

DIA 29 DE JUNHO – SEXTA-FEIRA

18h00min – Praça Municipal Odom do Vale: Abertura Oficial com hasteamento de pavilhões e hinos pátrios;
18h45min – Praça Municipal Odom do Vale: Discurso das autoridades;
19h00min – Praça Municipal Odom do Vale: Exposição das variedades de Feijões e feira livre de pratos típicos derivados do Feijão;
19h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Textos e poesias sobre o feijão, apresentações culturais (teatros, danças e musicas) – intercaladas com apresentações musicais;
21h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Shows musicais com bandas locais.

DIA 30 DE JUNHO – SÁBADO

16h00min – Praça Municipal Odom do Vale: Maratona Masculina e Feminina.
18h00min – Praça Municipal Odom do Vale: Feira Livre de pratos típicos derivados do feijão;
18h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Final do 2º Festival de Quadrilha de Marechal Thaumaturgo;
21h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Shows musicais com bandas locais.

DIA 01 DE JULHO – DOMINGO

07h30min – Campo Minas Gerais: Torneio de Futebol Masculino para equipes da sede e interior do município.
18h00min – Praça Municipal Odom do Vale: Feira Livre de pratos típicos derivados do feijão;
19h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Escolha da melhor culinária derivada do feijão e melhor feijoada.
19h45min – Praça Municipal Odom do Vale: Escolha da Miss Festival do Feijão 2018;
21h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Fala e agradecimentos finais das autoridades;
22h00min – Praça Municipal Odom do Vale: Premiações de todas as competições;
 23h30min – Praça Municipal Odom do Vale: Show principal de encerramento do 3º Festival do Feijão de Marechal Thaumaturgo.





Por: Cleudon França.
Fotos: Artes do 3º Festival de Feijão de Marechal Thaumaturgo.

Abrem-se as Cortinas Para Um Novo Ato da Maior Competição de Base do Desporto Thaumaturguense – 8ª Copinha Jefité Oliveira de Futsal.


“O esporte vai muito além do que fazer campeões; o esporte tem a capacidade de moldar sonhos, semear esperança e transformar vidas... O esporte tem o poder de mudar o mundo”!
Publico Presente ao Cerimonial de Abertura
Foi realizado na noite da ultima quinta-feira, 21 de junho do ano em curso, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota o grandioso evento de abertura da 8ª edição da maior competição esportiva de base do desporto Thaumaturguense – Copinha Jefité Oliveira de Futsal; a qual tem como lema “Fazendo Campeões no Esporte e na Vida”!
A grande cerimônia de abertura contou com a presença do Gestor Majoritário do Munícipio de Marechal Thaumaturgo – Prefeito Isaac Piyãko, do Presidente do Legislativo Municipal Vereador Silvano Queiroz, do Vereador Francisco Ribeiro (Kiko), dos Secretários Municipais de Saúde - José Maria da Silva, de Meio Ambiente e Turismo - Moisés Moreira e do Coordenador do Núcleo da SEE no Município - Prof. Élito Alissandro. dentre outras autoridades locais.
O evento foi aberto com a posse dos adolescentes membros do JUVA (Jovens Unidos Pela Vida na Amazônia) – ação que integra a metodologia do Selo UNICEF edição 2017/2020. Grupo que será Co-Realizador da competição junto com a EDAEV.
Foi uma noite especial, de reflexão sobre o poder transformador do esporte, que atua também como inspiração e motivação. Cerimônia animada com grandes apresentações musicais, com a participação do cantor Nena Natal (música “A procura de mim mesmo” de autoria própria) e a dupla Rafael e Freddy Lima, animado os centenas de presentes com a música “apelido carinhoso” do cantor sertanejo Gustavo Lima.
 Duas coreografias trouxeram a magia da copa até o palco da grande festa; coreografias apresentadas pelo Grupo de Crianças e Adolescentes do SCFV e pelo Grupo Artísitico e Esportivo Jovens da Arte, e Informativas. A ornamentação ficou por conta do “Brasil Rumo ao Hexa”, aonde, abrindo o evento foram exibidos vídeos de musicas do Brasil na torcida pela conquista do hexa campeonato mundial para nossa seleção canarinha.
Em sua fala o Prefeito Isaac Piyãko parabenizou a direção da Escolinha EDAEV (Escolinha Desportiva Amigos do Esporte e da Vida) que há oito anos promove a então competição esportiva de forma voluntária. Disse que era uma grande alegria ver tantas crianças, adolescentes e jovens reunidos para celebrar o esporte, e seus inúmeros valores que formam cidadãos conscientes e atuantes, e que moldam sonhos e transformam vidas.

UMA COMPETIÇÃO QUE CHEGA A SUA 8ª EDIÇÃO

A Copinha Jefité Oliveira de Futsal chega a sua 8ª edição, sendo disputada por mais de 200 (duzentas) equipes e mais de 1500 (mil e quinhentos) atletas (crianças, adolescentes e jovens).
É uma realização da Escolinha Desportiva do Amigo do Esporte e da Vida (EDAEV) com a promoção do Executivo Municipal – nas pessoas de seus gestores maiores Prefeito Isaac Piyãko e Vice Valdélio Furtado. Na edição atual é realizada junto com o JUVA (Jovens Unidos Pela Vida na Amazônia) em parceria com o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) – espaço vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A 8ª Copinha Jefité Oliveira de Futsal será disputada em sua edição por um total de 38 (trinta e oito) equipes, sendo elas masculinas e femininas, na faixa etária de 10 (dez) a 18 (dezoito) anos de idade. Será a primeira vez com participação de equipes femininas, atendendo reivindicação do Grupo de Adolescentes do 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Marechal Thaumaturgo.
Os jogos serão realizados nos dias de terça e quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota, com inicio às 17h30min. Tem previsão de termino para o dia 12 (doze) de outubro do ano presentes.

SEGUE EM ANEXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DO EVENTO:































Por: Cleudon França.
Fotos: Vanderlúcia Pereira, Gabriel Pereira, Danúzia Santos e Adjames Lima.

Agenda Selo UNICEF: Marechal Thaumaturgo Empossa Seu JUVA/NUCAS.

Membros do JUVA Empossados

Em grande evento realizado na ultima quinta-feira, 21 de junho de 2018, no Ginásio Poliesportivo Raimundo Bezerra Frota, Marechal Thaumaturgo – Município Selo UNICEF Aprovado, buscando conquistar o Selo de Aprovação mais uma vez, cumpriu mais uma agenda da atual edição do Programa, empossando seu núcleo de Cidadania de Adolescentes – grupo denominado de JUVA (Jovens Unidos Pela Vida na Amazônia).
O evento foi organizado pelo pela Articulação do Selo UNICEF no Município (Articulador Cleudon França) em parceria com o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Coordenadora Vanderlúcia Pereira), CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social – Coordenadora Suzana Amaral) e EDAEV (Escolinha Desportiva Amigos do Esporte e da Vida – Coordenadores Cleudon França e Gabriel Pereira); com o apoio e suporte do Executivo Municipal – Gestores Prefeito Isaac Piyãko e Vice Valdélio Furtado através das Secretarias Municipais que encabeçam as ações do Programa Selo UNICEF Edição 2017/2020: Secretaria de Assistência Social (Secretária Fátima Souza Cruz), Secretaria de Saúde (Secretário José Maria da Silva) e Secretaria de Educação, Cultura e Desportos (Secretário Eclínio Furtado).
Na ocasião, ao fazer uso da palavra, representando todos os componentes; o coordenador do Grupo Gabriel Pereira agradeceu à confiança de compor e coordenar as ações do JUVA no Município de Marechal Thaumaturgo, de representar e levar as reivindicações dos adolescentes e jovens até os poderes Executivo e Legislativo. O Gestor Majoritário do Munícipio – Prefeito Isaac Piyãko, também fez uso da palavra, frisando em sua fala apoio e suporte as ações do Grupo... “É gratificante ver uma juventude protagonista, com novos lideres juvenis, com força de vontade e disposição para lutar por politicas publicas para esse publico. Desejo boa sorte ao Coordenador Gabriel Pereira e todos os demais componentes do Grupo em sua jornada que se inicia agora, aonde me coloco (Executivo Municipal) a disposição para somar com as atividades a serem planejadas e realizadas”.
O Grupo (JUVA) já tem uma primeira ação planejada – em julho, com data ainda a ser definida; uma grande ação sobre a problemática das drogas, evento a ser composto de apresentações teatrais, musicas, pantomimas, vídeos de conscientização, etc...

O QUE É O JUVA?

Como parte da metodologia do SELO ENICEF 2017/2020, propõe-se a implantação de Núcleos de Cidadania de Adolescentes – um grupo composto por meninas e meninos, que se organizam em rede, discutem questões importantes para o seu desenvolvimento, implementam ações e levam suas reivindicações gestão publica municipal.
A participação cidadã de adolescentes é ao mesmo tempo um direito e um instrumento para conhecer e reivindicar outros direitos, enfrentar vulnerabilidade e superar desigualdades que afetam as suas vidas.

NUCAs e JUVAs

Nos municípios do semiárido, os núcleos de Cidadania de Adolescentes se identificam com a sigla NUCAs. Já nos municípios amazônicos os núcleos se identificam como “JUVA” (Juventude Unida Pela Vida na Amazônia).
Cada núcleo pode criar sua própria identidade. O importante é construir, espaços de participação dos adolescentes que tenham continuidade para além da iniciativa do Selo UNICEF.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS

Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o UNICEF propõe nessa edição do Selo UNICEF um conjunto de 08 (oito) desafios nos quais os núcleos de cidadania de adolescentes devem se engajar, que buscam contribuir com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente no município.
- Esporte para o desenvolvimento;
- Alimentação saudável e redução da obesidade;
- Lei da aprendizagem;
- #InternetSemVacilo – Segurança na Internet;
- #PartiuMudar – Educação para cidadania democrática;
- Fora da escola não pode – inclusão escolar;
- Saúde sexual e reprodutiva;
- Enfrentamento ao racismo e à desigualdade de gênero.
Para cada um dos desafios, serão propostas atividades a serem realizadas pelos adolescentes ao longo deste ciclo de trabalho do Programa Selo UNICEF Munícipio Aprovado.

SEGUE EM ANEXO O REGISTRO FOTOGRÁFICO DO EVENTO:

























Por: Cleudon França.
Fotos: Vanderlúcia Pereira, Gabriel Pereira, Danúzia Santos e Adjames Lima.

POSTAGEM EM DESTAQUE

DO SERINGAL MINAS GERAIS À BELA CIDADE DE MARECHAL THAUMATURGO.

“O Tempo Nos Trouxe o Progresso: O Saudoso Seringal Minas Gerais é Agora, a Bela Cidade de Marechal Thaumaturgo”!   Marechal Thaumatur...

AS MAIS LIDAS - AS TOP 10